Nesse Domingo de Páscoa, trazemos uma iniciativa que reúne fotografia, conteúdo digital e valorização dos artesãos do barro de Caruaru. É a exposição virtual Via Crucis, organizada pela Coordenação de Museus do município, que reúne imagens de peças de artesanato do Alto do Moura, separadas e montadas no Memorial da Cidade, fazendo referência à Semana Santa.
A exposição (que pode ser acessada facebook e instagram) exibe uma linha cronológica das principais cenas das últimas horas de Jesus, segundo a crença cristã, com imagens que retratam desde a oração no Getsemani até a ascensão aos céus. Obras de artistas como Severino Vitalino, Manuel Eudócio, Luiz Antônio e Antônio Rodrigues fazem parte da mostra.
Essa não é a primeira iniciativa digital desenvolvida pela coordenação de museus. Antes, houve as exposições virtuais em homenagem à obra de Vitalino e de sua família e uma mostra finalizada recentemente que celebrou os 100 anos de Zé Caboclo.
Em um contexto de distanciamento e isolamento social, essas iniciativas representam um reivenção para aproximar a população da arte e dar visibilidade às nossas expressões culturais.
Esse é o pensamento da fotógrafa Janaina Pepeu, que fotografou a exposição. Para ela, essa experiência permite “se sentir frente a frente com a peça, dentro da sala do museu e conseguir apreciar as suas cores, texturas e a sensação de estar vendo a história artística de Caruaru sendo contada e eternizada nas obras”.
Conversamos com o coordenador de museus de Caruaru, George Pereira, que destacou a importância de investir em plataformas digitais como ferramentas culturais. Confira.
Drops de Cultura
Domingo com Teatro e Dança
O Festival Estudantil de Teatro e Dança (FETED) está fazendo uma série de espetáculos em formato on-line desde o início de abril, no canal de YouTube do festival. A última apresentação será neste domingo, a partir das 20h, com o espetáculo Migraaantes ou Tem Gente Demais nessa Merda de Barco, do Fulcro Abstração Grupo. Também haverá um bate-papo com os realizadores do show no Instagram @feted.pe.
Plano emergencial para a Paixão de Cristo
Organizadores da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no Agreste de Pernambuco, aguardam que o Governo Federal anuncie, ainda em abril, um plano emergencial com recursos para garantir a realização do espetáculo em 2022. Segundo o presidente da Embratur, Carlos Brito, a instituição “fará todos os esforços para ajudar a organização da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém a ter sucesso neste projeto importantíssimo para o estado de Pernambuco e para o Brasil”.
Gênero e arte em podcast
Está no ar a segunda temporada do podcast A CURVA. Com o tema “Performance Arte e Gênero na América Latina”, a série reúne dez entrevistas com mulheres que possuem trajetórias na performance arte/ação, nos estudos de gênero e nas militâncias feministas e culturais. Para conferir, basta acessar o link: bit.ly/Curva_Escuta.
Comunicadores Populares em ação
A Secretaria de Cultura de Pernambuco lançou o edital de Comunicadores Populares de Pernambuco. O objetivo do edital é selecionar e premiar projetos voltados para a realização de vídeos e podcasts com o tema: “Direitos Humanos: qual a real na tua vida?”. Os projetos selecionados serão veiculados na TV Pernambuco. As inscrições serão gratuitas e realizadas de forma on-line pela plataforma Mapa Cultural de Pernambuco, de 13 de abril a 12 de maio.