A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, celebrou uma importante conquista para a cidade e para a segurança das mulheres caruaruenses. O Núcleo de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, inaugurado no município em junho deste ano, foi destaque em nível nacional ao receber, nessa segunda-feira (09), uma moção de aplauso e louvor da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados .
A honraria foi entregue ao presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, durante cerimônia realizada no Palácio da Justiça, em Recife, em reconhecimento à implementação do Núcleo em Caruaru. O evento contou com a presença de importantes lideranças, incluindo a secretária de Políticas para Mulheres de Caruaru, Luana Marabuco, que destacou o impacto transformador do Núcleo na segurança das mulheres da cidade.
“A rede de enfrentamento à violência contra a mulher em Caruaru atua de maneira integrada, onde todos os agentes desta rede têm um papel fundamental para o sucesso no combate à violência contra a mulher. A implementação deste Núcleo foi a coroação da parceria entre os organismos e os serviços já iniciada pelo programa Juntos Pela Segurança, garantindo mais acolhimento e efetividade nas ações de proteção à mulher”, destaca a secretária.
Na cerimônia, o presidente do TJPE ressaltou a importância de iniciativas como o Núcleo de Caruaru e reafirmou o compromisso de expandir o projeto para outras cidades do estado. A moção foi entregue pelo deputado federal Coronel Meira (PL), e o evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a assessora especial da Prefeitura Municipal de Caruaru, Mayara Soares, integrantes do Sindojus, como Marcos Albuquerque, e o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Caruaru, Tenente-Coronel Waniçon Manoel.
Com uma equipe dedicada e capacitada, o Núcleo atua desde o momento da denúncia até o fim do acompanhamento das vítimas, oferecendo um atendimento humanizado e ágil no cumprimento de mandados e medidas protetivas. A unidade conta com cinco oficiais de Justiça treinados especialmente para essa função, além do suporte de policiais militares, guardas municipais e veículos de apoio disponibilizados pela Prefeitura de Caruaru, garantindo maior eficiência nas operações.