O desafio agora é desenvolver a carreira para inovar, gerando diferencial nas suas atividades em diversas funções da mulher.
A mulher está superando os desafios nas empresas, seja como executiva ou empreendedora, vem demonstrando suas competências inovadoras e com profissionalismo conquista cada vez mais destaque.
O mercado ainda dificulta a atuação feminina principalmente em cargos de gestão, mas em contrapartida as mulheres buscam a equidades de direitos e estão se qualificando para as estratégias e práticas diárias.
As mulheres se preparam cada vez mais, por meio de formação e especialização profissional investem em conhecimento e aplicam suas habilidades. Com isto a valorização nas funções exercidas tende ser uma busca constante.
Além do mais, a mulher tem uma grande capacidade de desempenhar bem multitarefas e tem mostrado que é possível montar uma boa estrutura de suporte em casa, tendo muitas vezes a divisão de tarefas e colaboração da família.
O papel da mulher se ampliou indo além das demandas da família, pois se tornou responsável social e economicamente nas diversas profissões que pode executar. Assim, contribuí financeiramente para gerar renda e qualidade de vida para as pessoas a sua volta.
O desafio agora é desenvolver a carreira para inovar, gerando diferencial nas suas atividades em diversas funções da mulher. Pois, existem comportamentos imprescindíveis para a sobrevivência das empresas, rompendo com as antigas formas de autoritarismo, rigidez, individualismo e centralização de poder.
Para tanto, como competências essencialmente femininas podemos destacar:
- Empatia como a capacidade de compreender as pessoas;
- Paixão pela profissão para ter entusiasmo nas suas atividades;
- Criatividade repensando alternativas e soluções;
- Capacidade de trabalhar em equipe diversificada, unindo gêneros, gerações e miscigenação;
- Percepção e sensibilidade apuradas para as questões emocionais e comportamentais do time;
- Flexibilidade para multitarefas e a melhoria contínua;
- Cooperação e engajamento de equipes e parcerias.
Desta forma, as mulheres precisam gerenciar o tempo para ter um equilíbrio entre satisfação pessoal e profissional. Com consultores(as) especializados(as) as gestoras podem rever as práticas do negócio e aperfeiçoar suas equipes para melhores técnicas e comportamentos.
Por Cátia Maciel.
Consultora, Administradora, gestora comercial e de pessoas, educadora em gestão, inovação e consumo, escritora do Livro “Cliente!”. Redes sociais: @catiamaciel.pe @insergestao/ Site: www.insergestao.com.br