Mulheres egressas do sistema prisional são contempladas com projeto de formação profissional em Caruaru

Ação é fruto de parceria entre Senac, Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Justiça de Pernambuco, Conselho Nacional de Justiça e Prefeitura de Caruaru

Foi lançado na última terça-feira (25) o Projeto Corte e Recomeço, fruto de uma parceria entre o Senac, Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Justiça de Pernambuco, Programa Fazendo Justiça do Conselho Nacional de Justiça e Prefeitura de Caruaru, por meio do Escritório Social e Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome. A iniciativa vai proporcionar formação profissional na área de Beleza a 20 mulheres, egressas ou familiares de pessoas egressas do Sistema Prisional.

Na solenidade de lançamento, a gerente do Senac em Caruaru, Michelliny Almeida, destacou a satisfação em receber a iniciativa e dar a essas mulheres uma perspectiva de vida diferente, um recomeço. “Muito feliz em saber que o Senac, mais uma vez, está cumprindo o seu papel social, levando qualificação profissional e transformando vidas, como o próprio nome do projeto Corte e Recomeço”, afirmou Michelliny.

A juíza da 3ª Vara Regional de Execução Penal, Lorena Victorasso, lembrou às participantes presentes que a vida é feita de desafios e que, agora, a missão delas é concluir o curso. Ela destacou que “a experiência do Senac é fundamental para trazer tranquilidade e segurança no desenvolvimento do trabalho, através da qualidade de suas formações e profissionais, que trazem uma vasta experiência e um olhar atualizado e muito presente no mercado de trabalho”.

A vice-prefeita de Caruaru, Dayse Silva, também ressaltou o valor da formação e da marca Senac. “Estamos muito felizes de poder entregar esse projeto para 20 mulheres, que vão ter oportunidade de recomeçar e trilhar um novo caminho. Também estamos felizes em entregar essa responsabilidade ao Senac para cuidar delas. Ficamos com o coração aquecido de fazer o bem na vida dessas pessoas”, concluiu a vice-prefeita.

O lançamento do projeto trouxe um bate-papo com uma egressa, que contou sobre a transformação da sua vida depois que deixou o sistema prisional e fez um curso do Senac. Depois, as alunas assistiram a uma palestra sobre o tema “É hora de Recomeçar”, com o psicólogo doutor em Psicanálise e professor do Senac, Armando Nascimento, marcando a aula inaugural do projeto.

Formação – A analista da Diretoria de Projetos Estratégicos, Sara Almeida, explica como vai funcionar o projeto e reforça que “ele vai além da parte técnica em si, pois é sobre empoderamento”. O Corte e Recomeço começa em março e terá duração de quatro meses, sendo dividido em cinco etapas. Na primeira fase, as participantes já selecionadas vão fazer o curso de qualificação profissional de Cabeleireiro Assistente, com 230 horas/aulas. Depois, participarão de oficinas Socioemocional e de Inovação e Tecnologia.

Em seguida, será a etapa de aperfeiçoamento profissional com os cursos Básicos de Maquiagem e de Corte de Cabelo e Escova. Para finalizar a trilha formativa, serão oferecidas oficinas de Gestão e palestras sobre Formalização do Negócios. Para integrar o projeto, as participantes também precisaram atender aos critérios de serem acompanhadas pelo Escritório Social, além de mostrar interesse na área do curso oferecido e ter disponibilidade.

Foto: Senac / Divulgação

Deixe seu comentário