fbpx

Morre ex-vice-presidente Marco Maciel e classe política repercute a perda

Morreu, na madrugada deste sábado (12), o ex-vice-presidente da República Marco Maciel. O pernambucano estava internado em um hospital particular do Distrito Federal desde o dia 29 de março. De acordo com os médicos, ele faleceu em decorrência de um “quadro infeccioso respiratório”.

Classe política brasileira, em especial a pernambucana, repercutiu a morte de Marco Maciel:

Hamilton Mourão, vice-presidente da República

“Neste sábado, o Brasil se despede do ex-vice-presidente Marco Maciel. Político com extrema capacidade de negociação e dotado de espírito público, contribuiu para o engrandecimento do Brasil, sempre pautado pela ética e probidade. Meus sentimentos aos familiares e amigos.”

Paulo Câmara decreta luto oficial pela morte de Marco Maciel

O governador Paulo Câmara decretou, na manhã deste sábado (12.06), luto oficial de sete dias em Pernambuco pela morte de Marco Maciel, ex-governador do Estado e ex-vice-presidente da República. Ele faleceu na madrugada de hoje, em Brasília, aos 80 anos de idade. 

“Com a morte de Marco Maciel, o Brasil perde um político que sempre esteve aberto ao diálogo e ao entendimento. Ao longo de sua trajetória como deputado, governador, senador, ministro e vice-presidente da República, defendeu suas posições com ética e elevado espírito público. Características que também o destacaram na Academia Brasileira de Letras”, disse o governador.

Paulo Câmara prestou solidariedade à Anna Maria Maciel, aos filhos Gisela, Cristiana e João Maurício, e aos demais parentes e amigos do ex-governador. “Fica decretado luto oficial de sete dias, em homenagem a esse grande pernambucano”, finalizou.

Ao longo da carreira, Marco Maciel atuou como líder estudantil, deputado estadual e federal, senador e governador de Pernambuco. Exerceu, ainda, o mandato de vice-presidente da República durante os dois governos de Fernando Henrique Cardoso, de 1995 a 2003.

Senador Rodrigo Pacheco (DEM) – Presidente do Congresso Nacional

“É com tristeza que recebo a notícia, neste sábado (13), do falecimento de Marco Maciel, que foi governador de Pernambuco, senador e vice-presidente da República no governo Fernando Henrique Cardoso. O pernambucano lutava há 7 anos contra o mal de Alzheimer. Sua partida inflige enorme perda para a política brasileira e a arte da conciliação. Meus sentimentos à sua família, amigos e admiradores.”

Senador Humberto Costa (PT)
Senador Fernando Bezerra Coelho (MDB)
Deputado Estadual Eriberto Medeiros – Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco

“Pernambuco perdeu, hoje, um dos políticos mais importantes da sua história. Lamentamos profundamente a morte de Marco Maciel, alguém cuja trajetória se cruza com episódios marcantes do nosso Estado. Foi deputado estadual, foi deputado federal, senador, ministro da Educação e chefe da Casa Civil, chegando à vice-presidência da República. Como governador, olhou para a seca e pensou no desenvolvimento regional, priorizando o Porto de Suape. Foi um homem público com posições firmes, que valorizava o diálogo e o entendimento, elevando as questões políticas de Pernambuco à vida nacional. Merece nosso respeito e admiração pelo caminho que trilhou, inspirando as pessoas com a sua seriedade e comprometimento. Que Deus conforte seus familiares e amigos nesse momento de despedida e que seu espírito possa descansar em paz.”

Nas redes sociais, o deputado federal André de Paula (PSD), discípulo assumido da escola macielista, prestou sua homenagem.

Deputado Federal André de Paula – Presidente do PSD em Pernambuco
Armando Monteiro (PSDB)

“Como político, Marco Maciel encarnou as maiores virtudes republicanas, de honradez e dedicação às melhores causas. Como cidadão exemplar, nos deixou lições de moderação, equilíbrio e civilidade, que devem ser sempre valorizadas, especialmente neste tempo em que vivemos. Uma grande perda para o Brasil. O meu abraço a Dona Ana Maria e familiares.”

Deputado Estadual Tony Gel (MDB)

“A morte de Marco Maciel leva-nos a refletir sobre a realidade nacional, nestes momentos de tanta carência de lideranças de elevado espírito público. Ele era um dos poucos estadistas brasileiros dos últimos 60 anos. Enquanto teve saúde, era constantemente consultado por governantes, líderes políticos, lideranças empresariais, do Brasil e de outras nações. Descanse em paz! Muita Luz!”

Deputado Federal Wolney Queiroz (PDT) – Líder do PDT na Câmara dos Deputados
Deputado Estadual Erick Lessa (PP)

“Com tristeza, soubemos da morte do ex-vice-presidente Marco Maciel. Um homem que deixa um legado na história da política brasileira. O equilíbrio e o tom conciliador de sua postura devem ser lembrados por todos nós. Que o Senhor Deus conforte a família neste momento!”

Deputado Federal Eduardo da Fonte (PP) – Presidente Estadual do Progressistas

“O Partido Progressistas de Pernambuco lamenta profundamente a morte de Marco Maciel, recifense e grande quadro da política nacional. Homem público honrado, será sempre reconhecido pelo estilo conciliador e por sua grande capacidade pacificadora. Nosso sentimento de pesar aos familiares, especialmente a esposa Ana Maria e aos três filhos e netos, e aos amigos. Que Deus conforte o coração de todos.”

João Campos (PSB) – Prefeito do Recife
Miguel Coelho (MDB) – Prefeito de Petrolina

“Pernambuco tem uma larga tradição de formar homens e mulheres notáveis. O vice-presidente Marco Maciel foi uma dessas figuras que marcaram época e deixaram legado. Para nossa tristeza, hoje perdemos esse homem público brilhante. Deputado estadual, federal, senador, ministro, governador e vice-presidente, o currículo demonstra o tamanho de Marco Maciel. Tinha uma mente extraordinária, sendo imortalizado na Academia Brasileira de Letras. Era ainda amado pelos seus pares e admirado entre seus opositores. Acima disso, foi amado pelos pernambucanos. Orgulho do Nordeste, Marco Maciel honrou sua gente e permanecerá imortalizado na nossa história de bravos guerreiros. Minha solidariedade a todos os familiares e amigos. Mais que um dia triste, este sábado, 12 de junho de 2021, é uma data de reverência a um ilustre filho que tanto fez por Pernambuco e pelo Brasil.”

Deputada Federal Marília Arraes (PT)

“Diante do falecimento do ex-vice-presidente da República, Marco Maciel, a deputada federal Marília Arraes (PT/PE) externa sua solidariedade aos familiares e amigos do pernambucano.”

Deputado Estadual Antonio Coelho (DEM) – Líder da Oposição na Alepe

“O Brasil e o Pernambuco se despedem, neste sábado, de um dos seus principais líderes políticos. Homem do diálogo, Marco Maciel sempre foi referência na vida pública pela sua incessante busca pelo entendimento e pelo consenso, mesmo entre aqueles que dele discordavam. E foi ancorado na defesa da democracia, nos valores de integridade, moralidade e compromisso público que construiu uma vitoriosa trajetória política e de trabalhos prestados ao nosso Estado e ao nosso país quando ocupou cargos importantes na política nacional: vice-presidente da República, ministro, governador de Pernambuco, senador, deputado estadual e federal. Marco Maciel soube honrar o seu povo, o nosso Pernambuco, e deixa-nos um legado desafiador em tempos atuais de tanta polarização: fazer política com ponderação e sempre em busca do bem comum. Desse grande líder, ficarão guardadas a admiração e a inspiração de trabalhar pelo nosso povo. A familiares e amigos, os meus sinceros sentimentos!”

Deputada Estadual Priscila Krause (DEM)

“Hoje é um dia de tristeza e despedida de um dos homens públicos mais importantes de Pernambuco e do Brasil. Para mim, um líder, um grande amigo meu, de meu pai e de minha mãe, o padrinho de meu marido, uma das minhas principais inspirações na política, Marco Maciel. Com ele me orgulho de ter aprendido a fazer política com ética, diálogo e respeito à coisa pública. Tive a honra e sorte de ainda jovem vivenciar de perto experiências e exemplos do que na prática é democracia, baseada nos mais nobres preceitos da República. A Escola Macielista. Foi um homem marcado pela busca do entendimento. Como o próprio dizia, a política nunca foi para ele um exercício ou desfrute de poder. Ele a entendia e praticava como possibilidade de transformar a sociedade. E assim viveu a política defendendo Pernambuco e o Brasil como governador, vice-presidente da República, deputado, senador e ministro.  Marco Maciel também viveu para sua família. Com o coração apertado, deixo meu abraço especial para Anna Maria, seu amor de uma vida inteira, seus filhos Gisela, Cristiana e João Mauricio, em nome de toda a família e a seus inúmeros amigos.  Marco Maciel era imortal da Academia Brasileira de Letras. Não só: em tempos difíceis da política brasileira, é também imortal nos exemplos de como exercê-la. Levantar e honrar o seu legado é um compromisso nosso.”

Deputado Federal Danilo Cabral (PSB) – Líder do PSB na Câmara dos Deputados

“Pernambuco perdeu Marco Maciel. Sua trajetória como deputado, senador, governador e vice-presidente teve o símbolo da correção e lealdade aos seus princípios. Cultivou, na vida pessoal e política, o valor do respeito a fidalguia com as pessoas, que tanto faz falta hoje ao Brasil.” 

Deixe seu comentário