fbpx

Marcos do Desenvolvimento Infantil

Sabemos que a infância é um turbilhão de descobertas, mas não só para as crianças. Pais e responsáveis experimentam, diariamente, a sensação de descobrir algo novo com os pequenos. A observação e a atenção aos detalhes são de extrema importância para entender todos os sinais que essa fase carrega, além dos marcos do desenvolvimento infantil.

Logo na primeira infância, de 0 aos 6 anos de idade, observamos o desenvolvimento mental, emocional e social da criança. A falta de estímulos nessa etapa pode ocasionar efeitos que vão ser levados por toda a vida. Por isso, é importante conhecer os marcos do desenvolvimento infantil de acordo com cada idade.

Os marcos do desenvolvimento infantil são comportamentos e atitudes que crianças de cada idade devem manifestar. Funcionam como referências para identificar seu avanço e crescimento.

Eles vão desde o período neonatal até os 6 anos de idade. É comum que eles não aconteçam exatamente nos períodos indicados, porque isso depende do desenvolvimento individual da criança. Mas é importante conhecê-los, pois atrasos significativos podem indicar problemas.

Além de aprender mais sobre os marcos do desenvolvimento infantil, é importante fazer o acompanhamento com um pediatra e ter sempre em mãos a caderneta de saúde da criança. Dessa forma, você consegue ter uma análise mais completa da real situação da criança.

Marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 12 meses.

Estes são alguns dos marcos que você pode acompanhar no primeiro ano do seu filho:

2 meses

-O bebê reage a sons altos;

-Leva as mãos à boca;

-Acompanha as coisas enquanto elas se movem.

4 meses

-O bebê move os olhos em qualquer direção;

-Empurra as pernas para baixo quando os pezinhos são colocados em uma superfície dura;

-Produz sons.

6 meses

-O bebê rola em pelo menos uma direção;

Ri ou grita;

-Tenta pegar coisas que estão ao alcance dele.

9 meses

-O bebê balbucia palavras (“ma-ma”, “pa-pa”);

-Reconhece pessoas familiares;

-Consegue se sentar com ajuda.

12 meses

-O bebê se levanta com apoio;

-Procura por objetos que vê você esconder;

-Consegue engatinhar.

É sempre bom lembrar que cada criança é única e tem seu próprio ritmo, e que os marcos do desenvolvimento infantil são apenas parâmetros. Se você desconfiar que o seu filho tem algum atraso no desenvolvimento, converse com o pediatra sobre isso.

Recomendo um app chamado Kinedu para acompanhar os marcos do desenvolvimento infantil. Ele é gratuito, mas para receber as recomendações personalizadas de atividades de acordo com o estágio do desenvolvimento do seu filho, é preciso assinar a versão premium. A boa notícia é que tem 7 dias de teste grátis pra você experimentar!

Caso você suspeite de atraso no desenvolvimento do seu filho, uma opção é procurar um profissional da psicopedagogia que seja aplicador do Teste de Triagem do Desenvolvimento DENVER II. Após a aplicação caso o psicopedagogo identifique atrasos significativos, ele fará o encaminhamento do relatório para o pediatra o qual fechará o diagnóstico.

Simone Freitas

Psicopedagoga. Especialista em neuropsicopedagogia. Aplicadora ABA e DENVER II. Palestrante. Supervisora e mentora de psicopedagogos. Fundadora do Psicopedagogiando PE.

Coluna revisada por: Adeilza Ramos – Pedagoga

Deixe seu comentário