A gravidez embora seja um evento altamente complexo, geralmente acontece de forma espontânea. É importante destacarmos que é comum que nos primeiros meses de tentativas para engravidar, a mulher não consiga de imediato e isso não representa a princípio, infertilidade.
Com o passar dos meses, caso não ocorra de forma espontânea uma gestação, se faz necessário investigar. O ideal é que aquelas mulheres que desejem engravidar façam antes o que chamamos de Planejamento Reprodutivo. Esse planejamento atende tanto mulheres que buscam um método contraceptivo ideal para evitar uma gravidez, até aquelas que estão almejando serem mães. E para esse público, vem todo um preparo para que a gestação aconteça da forma mais saudável possível. E isso vai desde a suplementações de vitaminas, por exemplo, até a realização de exames para avaliar a sua saúde.
Existem diversos fatores que podem dificultar o processo natural de fecundação e desenvolvimento do feto, vou listar algumas das condições mais encontradas:
- Distúrbios hormonais que impedem ao dificultam o crescimento e liberação do óvulo;
- Síndrome dos Ovários Policísticos;
- Problemas nas tubas uterinas, provocados por infecções ou cirurgias;
- Endometriose;
- Alterações no muco cervical que impede a passagem dos espermatozoides;
- Infecção no colo do útero;
- Idade, entre outros.
Esses são apenas alguns exemplos de condições que podem impedir o percurso natural. Muitas dessas causas têm tratamento, possibilitando que a gravidez ocorra. É extremamente importante que mulheres em idade reprodutiva realizem de forma periódica o acompanhamento de sua saúde, inclusive ginecológica, com um profissional de confiança.
Esse momento tende a ser envolto por muita ansiedade, frustações e medo. Embora seja difícil controlar todos os sentimentos envolvidos nessa espera, manter a calma é o primeiro passo rumo ao tão sonhado teste positivo. Tudo acontece no tempo certo e da melhor forma, não permitir que essa espera controle a alegria de viver e influencie negativamente no relacionamento é primordial.
Essa foi a nossa Coluna de Saúde de hoje. Me acompanhe através do Instagram @nayara_gsousa e @consultorio_damulher.
Nayara Sousa
Especialista em Ginecologia e Obstetrícia
Consultório da Mulher – Empresarial Difusora