O Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor), no governo do presidente Lula, tem dedicado esforços junto aos demais entes federativos e aos atores do setor, incluindo as empresas aéreas e os operadores de aeroportos, para fomentar o desenvolvimento de novas rotas que liguem o Brasil ao mundo.
Nesta quarta-feira (24), o ministro da pasta, Silvio Costa Filho, o prefeito de Recife, João Campos, e representantes da Azul Linhas Aéreas anunciaram detalhes da nova operação aérea. A rota direta entre Recife (PE) e a cidade do Porto, em Portugal é resultado de intensa articulação de esforços realizado pelo MPor e Ministério do Turismo (MTUr), com participação da Embratur, além da Prefeitura de Recife.
O novo voo representa um avanço para o turismo e as viagens de negócios não apenas no estado, mas em todo o Brasil. O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reforçou o compromisso do presidente Lula com o desenvolvimento da aviação internacional e regional, destacando que “esse voo vai estimular o turismo do Nordeste”, referindo-se à opção dos brasileiros em escolher a capital pernambucana como rumo para a cidade do Porto.
É importante ressaltar que os esforços do trabalho do Governo Federal para o desenvolvimento do turismo tem acumulado resultados positivos. Em 2023, o país registrou um total de 112,6 milhões de passageiros transportados na aviação comercial, valor que representa aumento de 15,3% em comparação a 2022.
Além disso, a malha aérea doméstica foi ampliada em 12,4% na comparação entre 2023 e 2022. São 26 novas localidades atendidas por voos regulares, reforçando as ligações regionais, que desempenham um papel importante na integração do país.
O prefeito de Recife, João Campos, destacou que, graças ao apoio do ministro Silvio Costa Filho, o Aeroporto de Recife tornou-se o principal hub da empresa Azul no Nordeste e o terceiro mais importante do Brasil. A abertura de novos voos tem melhorado a logística e reduzido o tempo de viagem para quem está no Nordeste. “Escolher Recife como porta de conexão com a Europa foi uma decisão acertada”, afirmou, referindo-se ao grande potencial turístico da capital pernambucana.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, afirmou que a empresa lutou por essa conquista e destacou os números positivos do turismo, especialmente quando o país registrou um recorde de arrecadação no primeiro trimestre. “Estamos vivendo um bom momento. Esse crescimento na arrecadação representa mais emprego e renda para a população”, enfatizou.
A previsão é para início das operações do novo voo da Azul de Recife para Portugal é que aconteça no 4º trimestre de 2024.