Concurso estadual entregou premiações a envolvidos em estudos de gênero
A Delegada Gleide Ângelo participou da entrega da 12ª Edição do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero. A deputada esteve ao lado do Governador Paulo Câmara, da primeira-dama de Pernambuco, Ana Luiza Câmara, das secretárias da Mulher do Estado e do Recife, Ana Elisa Sobreira e Glauce Medeiros, respectivamente, além da secretária executiva de Desenvolvimento da Educação Estadual, Ana selva (representando o secretário estadual Marcelo Barros) e do neto da médica e professora que batiza a premiação, Bianor Teodósio.
A cerimônia aconteceu no Museu do Cais do Sertão, no bairro do Recife, e entregou cerca de R$ 60.000,00 para 45 premiados, entre estudantes do ensino médio e técnico, graduação e pós-graduação e professores orientadores e envolvidos em estudos de gênero e suas implicações na realidade pernambucana. São trabalhos que auxiliam na construção de uma nova maneira de encarar as desigualdades entre homens e mulheres, muitas das quais ainda são, naturalizadas há décadas. Os altos índices de violência contra a mulher, a desigualdade econômica, as crescentes ocorrências de casos de feminicídio, são alguns exemplos para a importância da ampliação dos estudos nessa área.
“A educação é uma das principais ferramentas para que homens e mulheres tenham as mesmas possibilidades e oportunidades, já que contribui para uma visão mais crítica e consciente e para a desconstrução dessa cultura machista cujos reflexos ainda temos de enfrentar diariamente”, pontuou a parlamentar, destacando ainda que “(…) os estudos sociais de gênero vão, principalmente, combater a negação de discriminações, podendo transformar e salvar vidas, além de erradicar históricas injustiças sociais”.
NAÍDE — Naíde Regueira Teodósio nasceu no município de Sirinhaém, no litoral sul do estado, e foi uma médica e nutróloga, além de professora universitária. Dedicou a vida a estudos da área de nutrição tendo desenvolvido e disseminado o uso de suplementos nutricionais para combater a desnutrição em crianças e grávidas utilizados até hoje em todo país.