Já é possível assistir aos filmes do 14º Festival de Curtas de Taquaritinga do Norte, o Curta Taquary. O acesso aos curtas é livre no site do evento (https://www.curtataquary.com.br/ ) onde é só clicar em edição online. São 72 filmes, divididos por Mostra, que podem ser conferidos até o dia 22 de março, quando acontece a premiação das mostras competitivas. Além dos curtas, o festival terá debates e lançamento de livro no canal do youtube (Curta Taquary Audiovisual).
Para assistir aos curtas, é preciso criar uma conta e ter acesso ao acervo. Depois, é só clicar na aba filmes e escolher a mostra de seu interesse. São 10 mostras, sendo oito competitivas: a Mostra Brasil com trabalhos que retratam a realidade nacional; a Criancine com curtas sobre o universo infanto-juvenil; Curtas Fantásticos traz material de ficção científica, fantasia, de terror e suspense; a Mostra Dália da Serra reúne filmes realizados através de oficinas ou projetos audiovisuais; Diversidade é uma mostra sobre a diversidade sexual e gênero; Primeiros Passos é dedicada aos diretores de primeiros filmes; a Universitária, que traz trabalhos feitos por estudantes universitários e a Latino-Americana, com produção de outros países da América Latina. Também estão disponíveis os filmes da Mostra Sessão Especial e Mostra Por Um Mundo Melhor.
Formação – No festival será feito o lançamento de três documentários produzidos durante a formação DocLab – Laboratório de Realização de Documentários, primeira atividade da programação do Curta Taquary em 2021. Foram 96 participantes, divididos em duas turmas, que tiveram encontros virtuais. Ao final, foram produzidos três documentários que serão apresentados durante o festival.
O documentário Cine Aurélio é resultado da primeira turma e teve orientação do facilitador Kennel Rógis. Já Normandia, também produzido pelos participantes da turma 01, foi acompanhado por Marlom Meirelles, segundo facilitador da turma. O último trabalho produzido durante a formação é Taquaritinga e o Vento do Norte, resultado da turma 02, com orientação de Antonio Fargoni.
Para a coordenadora pedagógica do evento Amanda Ramos, foi difícil realizar a formação diante dos limites impostos pela pandemia, mas o retorno das pessoas que participaram tem sido muito positivo. “A gente tem sempre esse desejo de tocar o coração das pessoas, de ir para além da técnica. Pensar o cinema como um espaço de reflexão e não puramente técnico. E a gente tem notado o quanto que esse objetivo foi cumprido”, disse Amanda.
João Marcelo Alves é de Surubim e participou da primeira turma. Ele esteve presente nas locações do curta Cine Aurélio em Toritama e não esconde a felicidade de ter passado por essa experiência, com uma “oficina bem estruturada, conteúdo rico, onde enfatiza não apenas o histórico do documentário, mas também todas as fases do antes, do durante e da pós-produção”. Rosenita Cantanhêde participou da turma 02, de forma remota, lá de São Luís/MA. Ela destacou o alento que foi estar na formação em um período tão complicado: “A caminhada nesse vale de lágrimas castigado pela pandemia ficou mais leve ao fazer parte da realização de mais um festival de documentário. A cada encontro síncrono sentia a alma perfumada de esperança para dias melhores”, afirmou.
A exibição dos documentários produzidos na formação será de 16 a 18 de março, às 19h, no canal do youtube (Curta Taquary Audiovisual), sempre com a participação de algumas pessoas envolvidas no processo de produção.
4º Encontro de Cinema e Educação – A proposta do Festival Curta Taquary para 2021 é contar com uma programação com produções que abordem temáticas sociais, educativas e ambientais, que possam ajudar na construção de uma sociedade em equilíbrio com a Natureza. Seguindo essa proposta, o Encontro de Cinema e Educação, evento que faz parte da programação do festival, começa na terça (16) com a mesa “Cinema e Educação Ambiental: (re)encantando o mundo”. Na quarta (17), o tema da segunda mesa é “Educação Remota e Audiovisual: reflexões a partir da pandemia da Covid-19”. Os debates acontecerão, sempre, das 14h às 17h.
As duas mesas serão mediadas pelo jornalista Lael Arruda. Ele estudou sobre o processo de urbanização do planeta na Universidade de Harvard (EUA). A abertura do encontro contará, ainda, com Clementino Junior, que é cineasta, curador, educador audiovisual, doutorando em educação (UNIRIO) e fundador do CAN – Cineclube Atlântico Negro; Graciela Guarani, que pertence à nação Guarani Kaiowá, produtora cultural, comunicadora, cineasta, curadora de cinema e formadora em audiovisual; Mireli Silva, professora que atua no departamento de Educação Ambiental da Prefeitura de Bonito/PE e está cursando a especialização em Educação Ambiental e Cultural pelo IFPE; e Solange Alboreda, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP que defendeu tese sobre Cinema Ambiental na América Latina.
No segundo e último dia do encontro, vão compor a mesa de debate Ana Bárbara Ramos, que é cineasta, educadora e gestora de projetos especializados na área de cinema e educação; Rennan Peixe, artista visual, professor na Rede Pública de Pernambuco e atualmente cursa mestrado em Artes Visuais pela UFPE; Rubneuza Leandro é membro do Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Comitê Pernambucano de Educação do Campo; e Thiago Antunes, professor convidado da disciplina de Cinema, Currículo e Educação (UFPE) e pesquisador do Laboratório de Experiências, Visualidades e Educação (LEVE/UFPE).
Homenageada – A homenageada deste ano é Graciela Guarani. Pertencente à nação Guarani Kaiowá, ela é produtora Cultural, comunicadora, cineasta, curadora de cinema e formadora em audiovisual. Atualmente, é uma das mulheres indígenas pioneiras em produções originais audiovisuais no cenário brasileiro. Seus trabalhos mais recentes são os curtas-documentários “MBA’ Eicha Nhande Rekova’Erã – Mensageiro do Futuro” e “Opará: Morada de Nossos Ancestrais” e e o longa “Meu Sangue é Vermelho”, que ela foi codiretora. Todos produzidos em 2019.
Serviço
Programação Curta Taquary 2021
16 a 22.03.2021
Filmes com acesso livre no site do evento: https://curtataquary.com.br/
Debates e premiação no canal do Youtube: Curta Taquary Audiovisual
16 de março
09h30 | Debate com cineastas da Mostra Universitária
Mediação: Sandro Alves
14h | 4º Encontro de Cinema e Educação
19h| Exibição do curta Cine Aurélio, resultado da turma 01 do DocLab – Prof. Kennel Rógis
17 de março
09h30 | Debate com cineastas da Mostra Dália da Serra
Mediação: Tatiana Lima
14h | 4º Encontro de Cinema e Educação
19h| Exibição do curta Normandia, resultado da turma 01 do DocLab – Prof. Marlom Meirelles
18 de março
09h30 | Debate com cineastas da Mostra Criancine
Mediação: Marcela Freire
14h | Debate com cineastas da Mostra Brasil
Mediação: Marcelo Ikeda
19h| Exibição do curta Taquaritinga e o vento do Norte, resultado da turma 02 do DocLab – Prof. Antonio Fargoni
19 de março
09h30 | Debate com cineastas da Mostra Primeiros Passos
Mediação: André Dib
14h | Debate com cineastas da Mostra Diversidade
Mediação: Neusa Barbosa
19h| Homenagem a cineasta Graciela Guarani
20 de março
10h | Debate com cineastas da Mostra Latino-americana
Mediação: Laísa Trojaike
14h | Debate com cineastas da Mostra Curtas Fantásticos
Mediação: Vitor Búrigo
22 de março
14h | Seminário: “Desafios do Cinema no Nordeste hoje”
Lançamento do livro “O cinema independente brasileiro contemporâneo em 50 filmes”, de Marcelo Ikeda
19h| Premiação