Caracterizada por sintomas físicos (inflamação) e psicológicos generalizados (estresse e interrupções de neurotransmissores) que incluem principalmente dor difusa crônica e fadiga com duração ≥ 3 meses e distúrbios do sono e cognitivos.
⠀
A conduta nutricional para Fibromialgia baseia-se em uma dieta rica em nutrientes, alimentação anti-inflamatória e antioxidante.
⠀
Plano alimentar LOW FODMAP e sem glutamato monossódico, demonstrou auxiliar no tratamento da FM. A IGUBAC Diet® (Dieta de controle inflamatório do eixo intestino-cérebro) também demonstrou ser promissora para o tratamento.
⠀
A suplementação de nutrientes é uma modalidade de tratamento, visto que numerosas deficiências de nutrientes e vitaminas têm sido associadas à Fibromialgia.
⠀
Os suplementos citados na literatura científica são:
⠀
✅Vitamina D
✅EPA
✅Triptofano
✅Vit. B1, B9, B6 e B12
✅Zinco, Magnésio
✅Q10, Ubiquinol, Niagen
✅D-ribose
✅Probióticos
✅Ferro (se ferritina estiver baixa)
⠀
Os resultados preliminares do uso de suplementos na Fibromialgia são promissores, no entanto, estudos mais robustos são necessários para elucidar totalmente o potencial desta opção terapêutica alternativa.
Dra. Evenny Lima
Especialista em Nutrição Clínica Funcional. Coach Internacional Método Metabolic Balanc. Restauração Hormonal e Metabólica.