Delegada Gleide encabeçou avaliação, que teve representantes do executivo e da sociedade civil
Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa, a Delegada Gleide Ângelo anunciou os gestores vencedores da 9 edição 2022 do Prêmio Prefeitura Amiga da Mulher, que reconhece as administrações que mais se destacaram no desenvolvimento de políticas públicas afirmativas acerca do fortalecimento e proteção das mulheres pernambucanas. A reunião de avaliação aconteceu presencialmente nesta quinta-feira (24), na Alepe.
Além da Delegada, também integram a comissão julgadora dos projetos as deputadas Priscila Krause e Teresa Leitão; a secretária executiva da mulher do estado, Ana Callou, e a assessora especial da secretaria Beatriz Vidal, representando o executivo, e a coordenadora executiva da Associação das Mulheres de Nazaré da Mata, Eliane Rodrigues, representado a sociedade civil. Este ano, 26 gestores se inscreveram para o prêmio, que é composto por quatro categorias que variam de acordo com o total de habitantes.
Assim, após mais de seis horas de conferência, Gleide anunciou as gestões campeãs: os municípios de Parnamirim, Afogados da Ingazeira e Arcoverde, no sertão, venceram nas categorias de municípios com população de até 25.000 pessoas, de 25.000 a 50.000, e com população até 100.000 habitantes, respectivamente. Ademais, a cidade de Caruaru foi escolhida na categoria com população superior a 100 mil pessoas. “É sempre com grande satisfação que participo desta seleção, pois ela comprova o empenho e o compromisso das gestões locais pelo fortalecimento e o cuidado com a rede de proteção e apoio às mulheres”, celebrou a Delegada, destacando a interiorização das propostas: “Também fico muito feliz em ver que este compromisso transcende a região metropolitana e segue firme pelo interior do estado, áreas onde, tradicionalmente, a cultura machista está bem mais enraizada”.
A cerimônia para a entrega dos certificados está marcada para o próximo dia 19, no auditório da Casa Legislativa, após dois de suspensão devido às medidas sanitárias adotadas durante o momento mais crítico da pandemia da Covid-19.