Taxas de alvará e de iluminação estiveram entre os assuntos debatidos
A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) recebeu, nesta quinta-feira (15), em sua reunião semanal de Diretoria, o presidente da Câmara dos Vereadores de Caruaru, Bruno Lambreta. O estreitamento das relações institucionais entre a iniciativa privada e o poder legislativo e a carga tributária no município estiveram em pauta. O economista-chefe e consultor na CEDES Consultoria e Planejamento, Ecio Costa, também esteve presente apresentando os serviços oferecidos para auxiliar as empresas na captação de recursos junto às instituições financeiras.
O presidente da Acic destacou a importância do poder público e do empresariado estarem cada vez mais próximos em prol do desenvolvimento de Caruaru. “Nossa cidade vive um momento ímpar de crescimento e para que siga avançando é necessário que o setor produtivo seja visto como parceiro. Por isso, agendas como essas são fundamentais para afinar o diálogo sobre como estimular e facilitar o empreendedorismo do município. E a presidência da Câmara de Vereadores tem estado sempre disponível a nos ouvir”, disse Cláuston Pacas.
O conselheiro da Acic e empresário Andrerson Porto ressaltou a necessidade de revisão das taxas de alvará e de iluminação como medida para favorecer o ambiente de negócios. “Quando todos os que produzem, moram e dependem da cidade estão unidos, a cidade só tem a crescer. Para isso, é imprescindível que todas as esferas de poder revejam a tributação imposta às empresas”, defendeu. O grupo também debateu sobre o projeto Centro Vivo e a revitalização do Parque 18 de Maio, frisando a relevância dessas medidas para a economia da cidade.
Bruno Lambreta, juntamente com o advogado e consultor jurídico executivo da Câmara de Vereadores de Caruaru, João Américo, fez a escuta da Diretoria e também evidenciou a importância dessa interlocução. “Nesses encontros estreitamos nossos laços com as instituições e temos a oportunidade de aprofundar o conhecimento da sociedade civil organizada sobre o nosso trabalho. Sabendo do valor da contribuição da Acic, viemos ouvir os empresários e diante do que nos foi passado continuaremos buscando um caminho de diálogo sobre os tributos”, concluiu o presidente da Câmara de Vereadores.
Encerrando a agenda, Ecio Costa apresentou aos diretores as soluções da CEDES Consultoria e Planejamento. “Temos mais de 20 anos de experiência em captação de recursos e estamos com uma parceria com a Acic para que as empresas associadas possam performar melhor, ter mais lucro e se desenvolver com mais acesso ao crédito e com outras orientações que irão impulsioná-las competitivamente”, finalizou.