fbpx

Dia do Orgulho Autista: Compreender a neurodiversidade é necessário

Hoje, 18 de junho, celebramos o Dia Mundial do Orgulho Autista, que tem como finalidade desmistificar o autismo e conscientizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), assim como normalizar a neurodiversidade, de modo que as diferenças neurológicas sejam compreendidas e respeitadas.

A primeira edição do Dia do Orgulho Autista ocorreu em 2005 e foi organizada pela Aspies for Freedom (Aspie é uma forma como muitos autistas se denominam, sendo uma nomenclatura derivada de “Asperger”, da Síndrome de Asperger), nos Estados Unidos. O objetivo do movimento era fortalecer a importância da neurodiversidade e simplificar a compreensão que autismo não é doença e sim, uma condição.

No Brasil, estima-se que haja 2 milhões de pessoas com autismo e, somente nos últimos anos, essas pessoas e suas famílias começaram a ver seus direitos reconhecidos por leis federais, estaduais e municipais. É por isso que o Dia do Orgulho Autista, tornou-se uma oportunidade para conscientizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e avançar na luta contra os preconceitos que ainda marcam a forma como grande parte da sociedade lida com as pessoas com autismo.  

O  TEA refere-se a uma série de condições caracterizadas por desafios com habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não verbal, bem como por forças e diferenças únicas, existentes em diversos graus de menor a maior intensidade. A falta de adaptação de muitos dos ambientes de lazer e das escolas e, no caso destas últimas, também a falta de adaptação de suas estruturas curriculares contribuem para as dificuldades que as pessoas com autismo podem apresentar no seu dia a dia.

Muitas conquistas já foram alcançadas e muitas outras precisam ser estabelecidas, para que autistas e suas famílias tenham seus direitos concretizados. Que o dia de hoje traga visibilidade para essa causa que é de todos!

Essa foi a Coluna de Saúde de Hoje. Me acompanhe através do Instagram @consultorio_damulher e também @nayara_gsousa.

Nayara Sousa
Especialista em Ginecologia e Obstetrícia
Consultório da Mulher – Empresarial Difusor
a – 12 andar, sala 724. Agendamentos (81) 9 9749 9446.

Deixe seu comentário