A deputada Delegada Gleide Ângelo esteve nesta quinta-feira (30), no município de Ribeirão, na mata Sul do estado. Ela foi convidada para prestigiar a formação da primeira turma da Guarda Municipal capacitada para atuar no atendimento às mulheres em situação de violência doméstica através da Patrulha Maria da Penha. A iniciativa acontece quatro meses após o município receber sua primeira viatura para a Patrulha Maria da Penha — também obtida por meio de emendas parlamentares da deputada Delegada.
Sessenta guardas municipais, incluindo a única mulher a integrar o corpo da Guarda, participaram do curso, que foi ministrado numa parceria com a Prefeitura de Ipojuca. Entre os conteúdos abordados, destaque para o estudo da Lei Maria da Penha (11.340/2006), a identificação dos tipos de violência contra a mulher e para a estrutura de funcionamento das medidas protetivas.
“Agora, aqui em Ribeirão, eu vejo a preocupação e o compromisso da gestão em aperfeiçoar cada vez mais o serviço da rede de amparo às mulheres vítimas de violência. A gente tinha dado o equipamento, que é a viatura para o serviço, e a gestão teve a sensibilidade de entender que a equipe de atendimento precisava ser diferenciada. Parabenizo a prefeita Carol Jordão pelo comprometimento com nossa causa”, pontuou.
PRESTAÇÃO — Ainda em Ribeirão, a parlamentar esteve no centro comercial do município, onde apresentou à população sua prestação de contas dos últimos dois anos de seu mandato. Sempre priorizando a política de mulheres, além da primeira viatura específica para a Patrulha Maria da Penha, a Delegada também equipou a Secretaria da Mulher municipal com outro veículo voltado para o atendimento às vítimas nas áreas periféricas e rurais. “Nossa pareceria com Ribeirão vem rendendo importantes frutos para a mulherada e, desde já, me comprometo a assistir ainda mais essa rede de amparo e proteção”, garantiu.