fbpx

Como elaborar um bom currículo profissional?

As notícias de melhoria do cenário econômico estão trazendo esperança em alguns setores, mas, principalmente esperança para aqueles que buscam uma vaga no mundo do trabalho.

A matéria de economia dessa semana traz para você, algumas dicas essenciais para você se destacar dos outros candidatos e melhorar a sua apresentação profissional e pessoal por meio de um currículo bem elaborado.

Para ser considerado eficiente, ele precisa ser suscinto, nada de muito extenso, a menos que você esteja concorrendo a uma vaga que quanto maior detalhamento, maior a sua pontuação, como é o caso de alguns currículos de carreira acadêmica.
No geral, os recrutadores não tem muito tempo para lerem currículos muito extensos, por isso, busque objetividade ao discorrer sobre quem é você, qual sua formação, quais seus objetivos e qual sua experiência profissional.

É importante sempre a verdade, nunca coloque informações que não são verídicas, aja com honestidade. Já imaginou se você coloca que é fluente em um determinado idioma e na hora da entrevista dá de cara com um nativo que começa a falar com você e você não sabe responder simplesmente porque mentiu no currículo?

O que deve conter: os seus dados pessoais, endereço, telefone e e-mail para contato, idade, se tiver perfil no LinkedIn incluir. Além disso, é importante ter objetivos: coloque qual área ou cargo pretendido e se não sabe ao certo, seja genético e exalte suas características marcantes e positivas.
Deve comer ainda, sua formação acadêmica e seu histórico profissional. Se ainda não teve oportunidade de trabalho e busca seu primeiro emprego, coloque essa informação: “em busca da primeira oportunidade de trabalho”.

É sempre bom incluir os cursos complementares e idiomas, quando houver.
Abaixo eu deixo duas opções de currículo que você pode se basear e organizar o seu.

Importante: Não use pronomes em primeira pessoa como “eu trabalhei”, não forneça números de documentos, motivos de saída de empregos anteriores, nome de pai/mãe ou cônjuge.

Observe abaixo e deixe suas dívidas nos comentários.


Até mais…

Samara Sarmento
Mestre em Economia pela UFPE, Bacharel em Administração, com especialização em Gestão de Marketing. Docente do IFPE, atuando nas áreas de Gestão, Negócios, Finanças e Economia Local.
@samarasarmento

Deixe seu comentário