fbpx

COLUNA POLÍTICA – Tudo pode acontecer no país de Caruaru até o dia 05/08

Aos poucos o quadro da disputa eleitoral para prefeito de Caruaru vai se desenhando. Existem diferentes tipos de jogadores, uns estão na disputa para brigar pela cadeira de prefeito, outros tentam se cacifar para terem condições de disputa, tem aqueles também que entram para embaralhar o jogo, e por fim, aqueles que buscam apenas holofotes para serem lembrados em uma disputa futura.

Desde que Caruaru passou a contar com o segundo turno eleitoral vários nomes a pré-candidatos são lançados e projetados na cena política pernambucana. Não me arrisco a dizer quem serão os jogadores que irão disputar as eleições de prefeito, o que posso afirmar é que estamos na fase final, onde as convenções apontarão possíveis alianças, retiradas de pré-candidaturas e surgimento até de novos nomes.

Tudo pode acontecer no país de Caruaru até o dia 05/08.

Por enquanto, já jogaram a toalha para disputa de prefeito, Raffiê e Lessa, mesmo ainda não oficializados, Lessa pode disputar vaga para vereador ou até serem indicados a vice na chapa de Zé Queiroz, já Raffiê só pode compor uma chapa majoritária (devido a ter se desincompatibilizado de cargo público fora do prazo para disputar a vereança), tendo chances de ser o vice de Zé. O que se sabe é que Queiroz vem construindo um palanque robusto, com direito a chapões e chapinhas proporcionais, além de ser o detentor do maior tempo de TV da propaganda eleitoral (por enquanto).

A união e articulação da oposição em torno de um só palanque tem por objetivo vencer a máquina da gestão municipal e estadual, representado por Rodrigo Pinheiro (PSDB) e com apadrinhamento da governadora Raquel Lyra (PSDB). Será um teste de força para Raquel sob o comando político do governo de Pernambuco.

Ainda correndo pela terceira ou quarta via estão Tonynho Rodrigues (MDB) e Armandinho (Solidariedade). Com a ausência de Lessa e Raffiê na disputa, Tonynho e Armandinho podem também abandonar o jogo e deixar a eleição polarizada, ou embaralhar novamente o jogo.

As pesquisas divulgadas até agora mostram um eleitorado indeciso e que espera a definição dos jogadores para poder fazer suas escolhas.

Medicina é pauta política
Com o anúncio do curso de medicina em duas instituições de Caruaru, não passou desapercebido a busca do protagonismo político pelos políticos da região. Em ano de eleição, mostrar quem conseguiu destravar a autorização do curso é motivo de debate. Uma coisa é certa, ASCES-Unita e Uninassau estão de parabéns por essa conquista, que será refletida na cidade.

Bruno Lambreta faz um papel diferenciado
O vereador Bruno Lambreta (PSDB), presidente da Câmara de Caruaru, tem feito um papel diferenciado na representação do Legislativo de Caruaru. Enquanto muitos estão buscando a viabilidade eleitoral, Bruno tem sido presente representando o poder legislativo em ocasiões da sociedade caruaruense. Demonstra uma conduta institucional diferenciada.

Vitinho Maia deve ser candidato a vereador
Autor de vários vídeos virais nas redes sociais que criticam a gestão municipal, Vitinho Maia (PSB) poderá ser uma surpresa na chapa do PSB a vereador, que conta com nomes como Gil Bobinho, Ênio e Luciel Emerson.

Nomes grandes na disputa para vereador
Lessa (Republicanos), Raffiê (União), Dilson Oliveira (União) e Silvio Nascimento (PL). A entrada desses nomes na disputa por uma vaga a vereador promete deixar a briga pelas cadeiras da Casa Jornalista José Carlos Florêncio ainda mais acirrada. São improváveis nomes majoritários que chegam para fortalecer seus partidos.

Ainda sobre as chapas de vereador em Caruaru
O PDT é um dos partidos que vem apresentando aos poucos os pré-candidatos que irão disputar essa eleição, arrepiando a cada anúncio quem se filiou pensando que a chapa seria acanhada. Ao que tudo indica teremos dois chapões, o do PSDB e do PDT. Inclusive novos nomes podem surgir, aumentando as fileiras da disputa.

*Coluna atualizada às 21:38 – para corrigir a informação de que Raffiê só pode disputar cargo majoritário devido ao prazo de desincompatibilização

Deixe seu comentário