fbpx

COLUNA NOVO CONTEXTO: Aliança entre PT e PDT ainda pode acontecer

Embora Ciro Gomes (PDT) esteja trabalhando para ser o nome do PDT para a presidência da República, há negociações nos bastidores que podem levar Ciro a sair da disputa presidencial. Ainda é muito cedo para garantir tal afirmação. Ciro tem tentado se descolar da polarização que se desenha, expondo pontos de fraqueza dos governos Bolsonaro e do PT.

Enquanto Ciro tenta mover positivamente alguns pontos das pesquisas de opinião, o PT aposta na construção estratégica de uma grande aliança para derrotar o presidente Bolsonaro. Lula vem defendendo que o Partido dos Trabalhadores abra mão de disputas majoritárias e faça concessões nas disputas de governadores e senadores nos estados, para que consiga uma frente ampla de partidos de esquerda e até de centro. Essas concessões envolvem lugares estratégicos e partidos como PSD, MDB, PSB.

Esse movimento já repetido por Lula em eleições anteriores tem feito com que o cerco de opções de alianças partidárias se feche para o PDT. Para os brizolistas esse isolamento político, o não crescimento de Ciro nas pesquisas e o fator Bolsonaro, tem levado o partido internamente a considerar as peças do jogo.

Essa reconsideração pode levar o PDT de Pernambuco a garantir a vaga do senado com o deputado federal Wolney Queiroz, a negociação gira em torno da saída de Ciro da disputa e a colocação dos quadros do PDT em algumas regiões do Brasil nas chapas majoritárias do senado e governos estaduais. Assim como PSD e PSB já estão negociando.

Embora embolaria o meio de campo da Frente Popular de Pernambuco, mas garantiria a Lula menos um jogador de peso na eleição que promete ser uma das mais disputadas. Em visita a Pernambuco, Lula fez uma romaria de reuniões com os diversos presidentes regionais dos partidos e aliados que já governaram com ele. Wolney esteve presente e fez a ponte com o PT.

PSD já está na frente dos outros

Enquanto os partidos Progressistas e Republicanos ainda dependem do posicionamento da executiva nacional dos partidos para fazerem parte da base de apoio à eleição de Lula. O PSD já está preparando o desembarque do Governo Bolsonaro e quer embarcar de vez na aliança nacional com o PT, aqui em Pernambuco já entregou o cargo de superintendente regional da Fundação Nacional de Saúde, a FUNASA. O objetivo é descolar o partido da imagem de Bolsonaro.

Marco Aurélio na base do governo
Informações dão conta que o deputado estadual Marco Aurélio, do PRTB, já desembarcou da oposição e já faz parte da base do governo Paulo Câmara na Alepe. Marco Aurélio ‘Meu Amigo’, como é conhecido, possui bases importantes na região metropolitana do Recife e leva o PRTB para a Frente Popular de Pernambuco.

Tony Gel e a PE-145
O Deputado Estadual Tony Gel (MDB), recebeu no final de semana passado da Secretária de Infraestrutura e Recursos hídricos do Estado, Fernandha Batista, a garantia da requalificação da PE-145 que liga várias comunidades da zona rural de Caruaru a BR- 104, do trecho conhecido como Lampião.

PTB em Caruaru
Após a mudança da presidência estadual, assumindo o Coronel Meira, o PTB sofreu uma mudança no comando municipal de Caruaru, quem preside é o empresário e ex-vereador Adolfo José. Com a mudança dos rumos, o empresário Douglas Cintra já dá sinais de saída seguindo os passos e agenda de Armando Monteiro no PSDB. Quem também está de saída do diretório municipal é o Washington Luiz Oliveira, ele estava filiado ao partido fazendo parte da executiva municipal como tesoureiro geral, além de um dos articuladores que formou o grupo que elegeu dois vereadores em 2020, Felipe José (PTB) e Jorge Quintino (PTB). Ao que tudo indica, o PTB deverá ser um dos palanques de Bolsonaro em 2022 e a legenda deve seguir a linha ideológica da nacional.

O desafio de Raffiê
Candidato a prefeito de Caruaru em 2020, Raffiê Delon, pretende disputar a eleição de 2022 para deputado estadual, a ideia é fazer um recall dos 8,75% dos votos recebidos na cidade. O desafio de Raffiê é ampliar sua base, todos sabem que Caruaru não garante a eleição para ninguém como deputado estadual, devido à grande quantidade de candidatos que estarão na disputa.

Luzes e Cores para reflexão
Quem circula à noite pelo centro da cidade de Caruaru irá perceber a nova iluminação da Câmara de Vereadores de Caruaru, que neste mês de agosto ostenta a cor lilás da Campanha “Agosto Lilás”, que chama a atenção para o combate da violência doméstica. A partir de agora, as luzes da entrada irão refletir o tom do calendário oficial dos movimentos nacionais que possam gerar reflexão na sociedade em causas que precisam ser evidenciadas.

Deixe seu comentário