O prefeito João Campos anunciou ontem (13/12) em Recife uma nova estratégia de estímulo à vacinação contra a covid-19. Uma campanha denominada “Vacina é mais vantagem”, em que a prefeitura irá sortear 90 aparelhos smartphone como incentivo para cumprir seu esquema vacinal. O interessante é que a medida que a população completar as doses, as chances de ganhar os prêmios também.
Essa ‘gameficação’ é utilizada bastante nos Estados Unidos como forma de estimular a vacinação, onde vários estados da terra do Tio Sam chegaram a oferecer prêmios em loteria federal para quem se vacinar.
Essa ação representa uma inovação na gestão pública, primeiro por não onerar os cofres públicos, por ser fruto de doação de parcerias privadas e segundo, por ultrapassar o debate da obrigatoriedade da vacinação, mostrando vantagens tangíveis para uma massa populacional que vem sendo bombardeada por uma descredibilização negacionista e se vê desmotivada a continuar se prevenindo.
Além disso, a campanha mexe com a cultura do recifense que adora participar de sorteios, e foi lançada em uma época propícia, final de ano, quando a receptividade para esse tipo de ação é maior.
O prefeito João Campos não perdeu a conexão com seu público, principalmente nas redes sociais, continua conectado com a juventude e seguindo sua linha de discurso que vem antes da campanha eleitoral, com inovação e leveza, mesmo tendo que administrar uma cidade com desafios crônicos, consegue impor uma agenda positiva e uma narrativa otimista.
Prefeitura que apoia a Segurança Pública
O prefeito de Toritama, Edilson Tavares e o secretário municipal de Ordem Social, Alex Monteiro realizaram uma reunião junto do Comandante Geral do BEPI, Major Aristóteles, oferecendo mais apoio à corporação, haja vista que o Batalhão BEPI de Palmares está desativado e as demandas da 2ª Cia situada em Toritama tendem a aumentar. Dados da Secretaria de Defesa Social (SDS-PE) apontam uma redução significativa nos índices de homicídios. Em 2019, houve 27 assassinatos. O número baixou para 11 em 2020 e para 08 neste ano. A integração das forças de segurança pública com o poder municipal é uma realidade.
Mais Delegados para Pernambuco
O governador Paulo Câmara comandou, ontem(13.12), a formatura dos 60 concluintes do Curso de Formação de Delegados da Polícia Civil (PCPE). A solenidade foi realizada no auditório da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), na Ilha Joana Bezerra, área central do Recife, e contou com a presença de várias autoridades. De acordo com o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, os 60 novos delegados vão reforçar o efetivo da polícia tanto na Região Metropolitana do Recife como no interior.
Sanfonas para uma nova geração
O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) entregou 19 sanfonas para o Projeto Asa Branca na cidade de Exú, no sertão, que homenageia e trabalha o legado deixado pelo exuense Luiz Gonzaga. Os instrumentos musicais foram adquiridos com uma emenda parlamentar de Tadeu no valor de R$ 100 mil. A ação é um incentivo diante de uma nova geração que mal conhece as músicas do velho ‘Gonzagão’ e onde a safra de sanfoneiros vem diminuindo a cada ano.
Disputa pela vaga do TCU
Superada a aprovação do Senado Federal do nome de André Mendonça ao STF, o que está em jogo agora é a indicação do senado para a vaga do Tribunal de Contas da União (TCU). Estão na disputa os senadores Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), Kátia Abreu (Progressistas-TO) e Antônio Anastasia (PSD-MG).
Foto: Daniel Tavares/PCR