fbpx

COLUNA NOVO CONTEXTO: A missão de Raquel é convencer outros nomes da oposição

A última sexta-feira (13/08) ficou marcada pela visita do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que foi recepcionado aqui em Caruaru por uma comitiva de políticos encabeçada pela prefeita Raquel Lyra (PSDB). Enquanto Eduardo pleiteia se viabilizar para ser candidato à presidência da República, Raquel deu um “start” oficial da sua pré-candidatura.

Rodeada de correligionários, como a deputada estadual Priscila Krause (DEM), o deputado federal Daniel Coelho (CIDADANIA), o deputado federal Fernando Rodolfo (PL), o ex-senador Armando Monteiro (PSDB), a deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB) e o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo. Um palanque já conhecido dos caruaruenses, pois fazem parte da aliança de partidos que dão sustentação ao governo Raquel Lyra na cidade.

Com a volta das coligações esses partidos poderão se juntar para eleger deputados oposicionistas contra a Frente Popular de Pernambuco, um fator que garante densidade de votos às chapas proporcionais que se formarão e um alinhamento estratégico em torno de um projeto majoritário. Mas a conta para a eleição majoritária de 2022 necessita de uma ampla frente de partidos para bater o trator do PSB, a tese de várias candidaturas por parte da oposição, por mais que atenda aos interesses de diversos grupos não é suficiente para eleger um governador ou governadora.

Na prática, a missão da pré-candidata ao governo de Pernambuco Raquel Lyra é tentar aglutinar os outros atores da oposição ao seu projeto, fazer política fora da caixa, fazendo acenos para segmentos mais amplos, é fazer com que Miguel Coelho (MDB), Anderson Ferreira (PL) e até Marília Arraes (PT) encampem a ideia de que o PSDB pode governar Pernambuco.

O encontro do PSDB em Caruaru, além de apontar o caminho presidencial que o partido deseja rumar em Pernambuco, dando a Raquel Lyra uma opção além de Bolsonaro (sem partido) e Lula (PT), serviu para mostrar a unidade de um bloco que precisa construir pontes com outras ilhas políticas da oposição para poder ter êxito em 2022.

Cidadania declara oficialmente apoio ao projeto de Raquel

No encontro do partido Cidadania realizado no último sábado (14/08), comandado aqui em Pernambuco pelo deputado federal Daniel Coelho, o partido manifestou apoio oficial ao projeto de Raquel Lyra ao governo de Pernambuco. Com isso Daniel acena para uma importante base eleitoral do seu mandato que garantiu uma importante votação em 2018, com o apoio da prefeita de Caruaru.

PSB pode lançar Fernandha Batista

Atento aos movimentos da prefeita Raquel Lyra e às pesquisas internas que podem sinalizar caminhos diferentes para o pleito de 2022, o PSB mantém vários nomes preparados para entrar em ação caso seja necessário. Um dos nomes que vem se destacando é o da secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, Fernandha Batista, que vem sendo elogiada pela desenvoltura à frente da pasta, sendo uma opção feminina para o governo de Pernambuco.

Em postagem no Instagram e Twitter, Lula demostra carinho e confiança por Marília

O primeiro dia do presidente Lula, no Recife, foi marcado por uma série de compromissos, um deles com a deputada federal Marília Arraes. Nas redes sociais, Lula fez questão de demonstrar todo carinho que tem por Marília e pela “companheirinha Barbara” em um bonito registro com a deputada.

Armando e João Lyra podem ser os nomes do PSDB

Embora cedo para se falar em disputa de deputado federal e estadual, as costuras políticas já começaram. Conversa dos bastidores dão conta que dois nomes podem encabeçar as chapas proporcionais do PSDB. Armando Monteiro possivelmente será um dos nomes para deputado federal em Pernambuco, com densidade para ser senador, a estratégia é deixar a vaga do senado livre para Raquel negociar com outro partido, além de puxar votos para a coligação que irá se desenhar. Outro nome para a disputa proporcional é o do ex-governador João Lyra Neto para deputado estadual, a estratégia seria polarizar com os demais deputados da cidade, José Queiroz (PDT), Erick Lessa (PP) e Tony Gel (MDB) em Caruaru, revivendo antigas disputas e seria uma garantia manter o espaço da prefeita Raquel Lyra na cidade.

Agenda do governador no São Francisco alavanca a economia local

Na visita ao Sertão do São Francisco, o governador Paulo Câmara deu continuidade ao Plano Retomada e contemplou diversas áreas. Na quinta-feira (12.08), ele esteve em Afrânio, onde entregou a reconstrução dos 33 quilômetros de extensão da PE-635, que liga os municípios de Afrânio e Dormentes. A intervenção, que faz parte do Programa Caminhos de Pernambuco, recebeu investimentos da ordem de R$ 25 milhões e vai facilitar a logística para o escoamento da produção da ovinocultura para outras cidades pernambucanas e para os Estados do Piauí, Maranhão e Pará.

Morre marqueteiro Duda Mendonça

Como publicitário que sou não poderia passar em branco o registro pela morte do famoso marqueteiro Duda Mendonça, que revolucionou o modo de fazer campanha política no Brasil, profissionalizando as estruturas eleitorais e elevando o nível do marketing político. Duda ficou conhecido por conseguir eleger Lula (PT) em 2002. Duda Mendonça tinha 77 anos e passava por um tratamento de câncer no cérebro. Nosso reconhecimento à genialidade do marqueteiro.

Deixe seu comentário