fbpx

COLUNA DE ESTREIA – Caruaru e outros assuntos

Entendendo a dinâmica e por ser um canal democrático de informação, o Blog Novo Contexto inaugura hoje sua nova coluna. O Colab Novo Contexto é uma coluna semanal de informação, política e debate, com o objetivo de trazer à tona bastidores, fatos e contextos que afetam o mundo e nossa cidade. O diferencial é o formato colaborativo, que contará com a opinião de Hugo Sousa, estrategista digital e colunista de política do blog; Oscar Mariano, publicitário e cientista político; e também Rodrigo Lucas, arquiteto, urbanista, professor universitário e autor da coluna Cidades aqui no blog. Vamos à coluna:

Quem é o protagonista da esquerda em Caruaru?
A eleição de 2024 vem esquentando aos poucos, atualmente a disputa é pelo protagonismo do campo de esquerda. De um lado, José Queiroz (PDT), tradicionalmente de esquerda, que vem cercando os atores que fazem parte dos partidos que formam a federação PT/PV/PCdoB aqui em Caruaru. Do outro lado, o prefeito Rodrigo Pinheiro, mesmo ainda estando no PSDB, já anunciou sua saída para um partido que faça parte do campo de sustentação do governo Lula, vem se movimentando por Brasília para garantir um espaço na esquerda.

A entrada da governadora Raquel Lyra no jogo também pode interferir nas candidaturas, Raquel esteve em Caruaru no último final de semana e demonstrou que está atenta às movimentações e não descartou se aliar em torno de um nome com opositores do atual prefeito, devido aos rearranjos políticos que estão acontecendo. Esses alinhamentos poderão começar a definir o processo eleitoral de 2024, impulsionando uns e inviabilizando outros. Quem conseguirá aglutinar mais partidos? Todos irão permanecer na disputa?

Mar tranquilo não faz bom marinheiro!
Muitas vezes lemos ou escutamos dizerem que o gestor de Caruaru, está voando num “céu de brigadeiro”, mas acredito que isso não seja benéfico para uma gestão, visto que essa não tenha oposição na Câmara municipal e muito menos fora dela. Quando digo, “não é benéfico” a falta da oposição, é justamente porque a gestão fica sem um contraponto e poderá ser levada em acreditar, de que tudo está perfeito em Caruaru. Mas se dermos uma olhada nas ruas vamos perceber logo três problemas: uma sujeira generalizada (mato, lixo, metralha), praças abandonadas e buracos, muitos buracos. Não se pode esquecer, que a zeladoria da cidade é um dos pontos primordiais de uma gestão, e isso infelizmente o secretário de serviços públicos, ainda não mostrou para que veio.

Importante ressaltar que uma oposição responsável, faz com que a gestão saia do seu ponto de conforto, e deixe os olhos bem abertos. Como estamos a pouco mais de um ano para as eleições 2024, pode ser que algo mude até lá, ou melhor, a gestão precisa mudar urgentemente nesses pontos, pois mesmo sem ter uma oposição agora, essa questão da zeladoria pode interferir a aprovação da gestão, perante a sociedade caruaruense, refletindo essa possível insatisfação nas urnas.

O jogo de xadrez
Desde a semana passada, que escutamos falar na possibilidade do PDT, vir a ser situação no governo estadual, o que poderia mudar muitas negociações na cidade de Caruaru para 2024. Negociações essas, que podem afetar diretamente o ex-prefeito da cidade, José Queiroz. Visto que, caso essa aliança se concretize, colocará os Lyra e os Queiroz no mesmo lado. E se acontecer essa aliança, algumas perguntas ficam no ar:

Será que veremos uma aliança entre José Queiroz e Raquel acontecer? A população vai entender essa união de Queiroz e Raquel, visto que ele, por inúmeras vezes disse que foi traído por Raquel, quando a mesma ganhou as eleições em 2016? Será que Queiroz vai para outra legenda?

Outra questão é que a federação onde está o PT, provavelmente ficará na base do prefeito Rodrigo Pinheiro, caso ele se filie ao PV, e nesse caso, tiraria importantes aliados de José Queiroz.

Enfim, são muitas probabilidades, que podem ou não acontecer, isso só o tempo dirá. Ou seja, o jogo está sendo jogado. Ganhará quem der o xeque-mate.

A federação fará vereadores em Caruaru?
Na corrida pelos cargos do legislativo municipal, a federação da esquerda (PT, PV e PC do B) procura representantes para chegar nas eleições com candidaturas viáveis e se fortalecer enquanto grupo, de modo a ter o maior número possível de vereadores desse espectro político legislando por Caruaru.

Ainda como coletivo, a referida federação especula possíveis nomes para disputar a eleição majoritária, como o de Leo Bulhões e Rosa Amorim, a atual deputada estadual, para dar sustentação a essa chapa proporcional. Entre os correligionários dessa confederação não se descarta o apoio a algum candidato da velha-guarda, como José Queiroz, mas o desejo é de fato um novo nome para essa candidatura própria e competitiva.

PSD em alta
O alinhamento com o governo Lula e com o governo Raquel Lyra deu ao PSD um fôlego novo dentro do estado de Pernambuco. Comandado pelo ministro André de Paula, o partido pode ser a nova sigla da governadora, que vem enfrentando incertezas no PSDB nacional. O PSD, partido de centro-esquerda está no leque de opções daqueles que estão fugindo das siglas mais radicais.

Autódromo de Caruaru
Importante equipamento de turismo e esportes em Caruaru, o Autódromo Internacional Ayrton Senna, será pauta da Audiência Pública na Câmara Municipal de Vereadores de Caruaru, que será realizada na próxima quarta-feira (01/11), às 9h da manhã. O equipamento foi inaugurado em 13 de dezembro de 1992, e foi palco de grandes eventos do automobilismo nacional. Atualmente necessita de reformas estruturais para poder voltar a receber eventos. A proposição da audiência é de autoria do vereador Mano do Som, que vem trazendo debates importantes para a cidade.

Opinião da gente…
Os conflitos de Israel e Hamas estão servindo para escancarar a divisão política em que o Brasil se encontra. Esse tipo de divisão não nos leva a nada, aprofunda um abismo já existente e fomenta movimentos não democráticos e o violentos, o Brasil já tem as suas guerras para serem travadas. Oremos e rezemos pela paz!

Hugo Sousa
Oscar Mariano
Rodrigo Lucas

Você também pode colaborar enviando sugestões pelo WhatsApp: (81) 9.7903-1196.

Deixe seu comentário