fbpx

COLUNA DA SEMANA: Quando os políticos cumprem seu papel em Caruaru.

A pandemia inegavelmente foi um balde de água fria na geração de empregos em todo o país, provocando um aumento do desemprego. O saldo positivo do emprego em Caruaru no ano de 2020 vai na contramão dessa realidade. No acumulado do ano, segundo o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), a capital do Agreste fechou com um saldo positivo de 1.268 postos de trabalho a mais em comparação aos números do ano de 2019, evidenciando um crescimento nos postos de trabalho mesmo em meio à pandemia. Alguns fatores políticos foram decisivos para esse resultado e precisam ser analisados.

Primeiramente, a manutenção dos investimentos na cidade com a continuidade das obras de revitalização do comércio, a implantação de um sistema delivery para escoar a produção da sulanca e a atração de novas empresas para a cidade por parte da gestão da prefeita Raquel Lyra (PSDB).

Outro fator importante foi a interlocução da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa de Pernambuco, presidida pelo deputado estadual Erick Lessa (Progressistas), que no momento de sufocamento das atividades econômicas em Pernambuco e na cidade, promoveu um amplo debate com os setores produtivos do estado e suas principais lideranças, sensibilizando de forma responsável, o Governo do Estado para a retomada da economia. O setor do Comércio e de Serviços, Construção Civil, Shoppings Centers, Feira da Sulanca, Restaurantes e Bares puderam retomar suas atividades e trouxeram um alívio à economia da cidade.

O auxílio emergencial e o lançamento do PIX inegavelmente foram vacinas para a economia em 2020, neutralizando as perdas financeiras sentidas no começo da pandemia e ajudando na retomada. A equipe econômica do Ministério da Economia agiu com o remédio certo para conter as perdas na renda do trabalhador.

Como podemos notar, a atuação de forças políticas ainda pode fazer diferença nas decisões em prol da população. Em Caruaru, mesmo sendo opositores politicamente, Raquel Lyra e o Delegado Lessa cumpriram com efetividade o papel de cada um, como prefeita e deputado estadual respectivamente, proporcionando à cidade um resultado que salvou Caruaru de uma tragédia econômica diante de um cenário de pandemia. Sabemos que a situação ainda não é a desejável, mas essa é uma demonstração de quando os poderes cumprem seu papel, independente de lado político, quem ganha é a população.

RAQUEL DÁ MAIS UM PASSO
Embora não fale abertamente sobre o projeto eleitoral visando o Palácio do Campo das Princesas, a prefeita Raquel Lyra dará mais um passo para chegar ao objetivo de se candidatar a governadora em 2022. O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, confirmou o nome de Raquel como a próxima presidente estadual do partido.

ARMANDO NO PSDB
Quem está de malas prontas para o PSDB é o ex-senador Armando Monteiro, após perder o PTB para o Coronel Meira, encontrou espaço para acomodar seu grupo. Os comentários no meio político é que ele deverá concorrer ao cargo de deputado federal em 2022.

LESSA COGITADO
Nos bastidores da política o nome do deputado estadual Delegado Erick Lessa (Progressistas) ganha força para ser o secretário da pasta de Política de Prevenção à Violência e às Drogas, do governo Paulo Câmara. Se for confirmado, Lessa assumirá no lugar do competente secretário Cloves Benevides.

ANDRÉ DE PAULA CANDIDATO
Informações dos bastidores de eleição para o comando da Câmara dos Deputados em Brasília dão conta que a bancada de deputados do PSD fechou questão com a indicação do deputado federal André de Paula, para ser candidato ao cargo de 2º vice-presidente da Câmara, o partido do deputado (PSD) apoia o candidato à presidência Arthur Lira (Progressistas).

SENADO À VISTA
Se for confirmado hoje na eleição da mesa da câmara dos deputados, André de Paula (PSD) ganha mais força para uma vaga no senado em 2022. Quem também tem condições reais de disputar uma vaga para o Senado é o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos), que elevou o crescimento do seu partido de 0 para 14 prefeituras em 2020, mas no meio político todos sabem que um dos objetivos para o projeto político de Dudu da Fonte (Progressistas) é ser senador da república, ele conta com a vantagem de ter a maior bancada da Assembleia Legislativa, além de ter tido um crescimento de 4 para 17 prefeituras na última eleição. São nomes que a depender dos próximos capítulos poderão estar na disputa de 2022 ao Senado.

FOCO EM RECIFE
A fim de demonstrar que o foco do trabalho está totalmente voltado para a gestão da Prefeitura do Recife, o prefeito João Campos se posicionou em suas redes sociais e declarou não interferir na eleição para a presidência da Câmara dos Deputados em Brasília. Quando era deputado, defendeu a candidatura de Arthur Lira (PP), na semana passada a bancada federal do PSB em Pernambuco fechou apoio a Baleia Rossi (MDB).

LIDERANÇA DA CÂMARA EM CARUARU
Ainda segue indefinida a liderança do governo na Câmara Municipal de Caruaru. A vereadora Perpétua Dantas (PSDB) está à disposição da prefeita, mas alega ser uma tarefa muito árdua devido aos muitos compromissos pessoais que ainda desempenha, mãe de duas filhas e professora universitária. Ao que tudo indica a liderança será do vereador Ricardo Liberato, que conseguiu sobreviver ao chapão da morte com uma boa expressão de votos agora em 2020, além de ter uma atuação pacificadora para a função que o cargo exige.

VISITA DOS VEREADORES
Os vereadores Izaac da Saúde (Cidadania), Perpétua Dantas (PSDB), Filipe José (PTB), Irmão Ronaldo (PROS), Kátia da Rendeiras (Republicanos) e Aline Nascimento (Cidadania) estiveram em conjunto fiscalizando a estrutura montada para vacinação da COVID-19 dos idosos, no Espaço Cultural Tancredo Neves, no centro de Caruaru. Depois de algumas críticas feitas pela população sobre a organização da vacinação, os vereadores saíram de lá com uma impressão positiva.

Deixe seu comentário