A governadora Raquel Lyra (PSDB) desde quando decidiu se movimentar em prol da pré-candidatura do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), ela assumiu o papel de fiadora do projeto político atual. Mesmo com estilos diferentes de governar, o papel assumido por Raquel simboliza continuidade e aprovação da gestão atual de Caruaru.
Ontem (27/03), um dia após sofrer uma derrota política, com a notícia de que o MDB estaria na base do prefeito João Campos em Recife, a governadora tentou conter o fato, acenando para o MDB caruaruense, em reunião política no Palácio do Campo das Princesas com o ex-prefeito Tony Gel e o seu filho e diretor de marketing da Empetur, Tonynho Rodrigues, utilizando as armas disponíveis.
Considerar Tonynho Rodrigues estratégico para assumir a vaga de vice na chapa de Rodrigo é importante, pois representa um grupo tradicional da política na capital do Agreste. Mas é necessário medir até que ponto Tonynho se encaixa no quadro de renovação política da cidade, formando uma chapa masculina, sem a representatividade feminina pregada por Raquel ao longo dos anos.
Esse cenário, Rodrigo e Tonynho, caso a governadora concretize essa aliança, deixaria o MDB de Pernambuco em uma sinuca em 2026, acenando para ambos os lados, Raquel Lyra e João Campos.
Raquel passou pelo teste em 2016 e mostrou capacidade de aglutinar votos e receber o espólio eleitoral construído ao longo da história pela família Lyra. No caso de Tonynho, se a candidatura à prefeito for de fato consumada, o jovem político terá que demonstrar o potencial de voto para renovar o grupo político de seu pai, que já perdeu muitos nomes para a gestão de Rodrigo Pinheiro.
O jovem Tonynho tem potencial para ocupar cargo político, resta saber se a conjuntura vai permitir que esse caminho se concretize. Se confirmada a chapa Rodrigo e Tonynho, os adversários poderão alçar um nome feminino ao pleito e jogar por água abaixo toda realidade construída para a reeleição do prefeito Rodrigo Pinheiro.
E Raquel, por mais que seja a principal figura do projeto eleitoral do prefeito de Caruaru, ela precisa dar sinais claros da continuidade do projeto político que ela mesma fundou em 2016. Não há clima em Caruaru para duas candidaturas do campo governista. Mas até lá tudo pode acontecer, vale a pena conferir.
PDT fechado com Simão Durando em Petrolina
O PDT oficializou o apoio à pré-candidatura do prefeito Simão Durando (UB) à reeleição durante reunião no escritório da legenda, no Recife, nesta quinta-feira (28). O encontro contou com a presença do gestor petrolinense, do presidente estadual do PDT, Wolney Queiroz, além do deputado federal Fernando Filho.
União Brasil com novas comissões provisórias
A pedido dos deputados federais, Mendonça Filho e Fernando Filho, foram criadas pela Executiva Nacional, 100 novas comissões provisórias municipais para ampliar e fortalecer o partido no estado. Cada comissão municipal, pode a partir de agora, respeitando o calendário eleitoral, lançar seus pré-candidatos para a eleição deste ano, para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
Lula em Pernambuco
O senador Humberto Costa (PT) confirmou a vinda do presidente Lula a Pernambuco para a próxima quinta (04/04), em Goiana e Arcoverde. Lula vai inaugurar a nova fábrica para a produção de medicamentos recombinantes da Hemobrás, situada em Goiana. Já em Arcoverde, Lula vai inaugurar a Unidade Elevatória da Adutora do Agreste, que vai beneficiar 44 municípios daquela região do estado.
Renato Antunes em Brasília
Em um movimento estratégico para a consolidação da Escola de Sargentos das Forças Armadas (ESA) em Pernambuco, o deputado estadual Renato Antunes, coordenador da Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), teve um encontrou com o Ministro da Defesa, José Múcio, em Brasília. O objetivo foi ampliar o debate sobre o legado socioeconômico da ESA, destacando a importância de criar uma infraestrutura que beneficie produtores de todos os portes, fornecendo a base necessária para a construção do complexo.
Thaíse Torres no PDT
Vice-presidente do Coren-PE, professora universitária e líder política da base de apoio do deputado estadual Gilmar Júnior (PV), Thaíse Torres decidiu que vai disputar a eleição para vereadora em Caruaru pelo PDT, partido do ex-prefeito Zé Queiroz. Fôlego novo para oxigenar os quadros políticos da cidade e uma legítima representante da Enfermagem.
Coluna produzida por:
Hugo Sousa
Oscar Mariano
Rodrigo Lucas