fbpx

Caruaru inaugura primeira Praça PIPA voltada para a Primeira Infância

Com um investimento substancial de R$ 700 mil, a nova praça oferece uma área verde e lúdica, projetada especialmente para o público infantil. Para garantir que a estrutura e os equipamentos atendessem às necessidades da comunidade, o Instituto PIPA e a Viana & Moura promoveram diversas oficinas com os moradores para identificar suas demandas

Caruaru ganhou um novo espaço de lazer dedicado à primeira infância. A iniciativa do Instituto Primeira Infância Plantar Amor (PIPA), em parceria com Viana & Moura, inaugurou na tarde desta sexta-feira (08) a primeira Praça PIPA, dedicada exclusivamente a bebês, crianças pequenas e seus cuidadores. Localizada no bairro de Xique-xique, este espaço foi cuidadosamente projetado para oferecer uma ampla gama de possibilidades de interação e brincadeiras. Com um investimento significativo de R$ 700 mil, a praça conta com uma área verde e lúdica, focada especificamente no público infantil.

“Esse investimento não apenas atende a uma demanda expressa pelos próprios moradores da região, mas também reflete uma visão de urbanidade e preocupação em tornar o território um lugar melhor para todos conviverem e desfrutarem de uma melhor qualidade de vida”, enfatizou o diretor executivo do Instituto PIPA, Rogério Morais.

O projeto da praça foi inspirado pela iniciativa internacional Urban95, promovida pela Fundação Bernard van Leer. O Urban95 visa incluir a perspectiva das crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços públicos. Com a altura média de uma criança de três anos sendo 95 cm, o projeto busca adaptar o ambiente urbano para atender às necessidades desse público específico.

Ao invés dos tradicionais brinquedos de playground, como balanças, gangorras ou trepa-trepa, o projeto arquitetônico da praça se vale do relevo natural do terreno e de construções específicas para criar espaços que estimulem a criatividade e o desenvolvimento das crianças. Rampas foram projetadas para servirem como escorregadores, enquanto declives funcionam como pistas radicais para andar de patinete ou bicicleta, proporcionando assim um ambiente seguro e divertido para o desenvolvimento cognitivo e motor dos pequenos.

Segundo Rafael Pires, CEO da Viana & Moura, o sentimento de entregar um equipamento que se consolidará como uma nova centralidade urbana no bairro de Xique-xique , promovendo a interação social da população e contribuindo para o desenvolvimento saudável, estimulante e feliz das crianças é gratificante. “Por meio deste projeto, visamos estabelecer referências que poderão ser adotadas como parâmetros para futuras iniciativas urbanas, garantindo um futuro mais inclusivo e sustentável para as próximas gerações. A Praça Pipa coloca as crianças como protagonistas do espaço público, tornando-se uma nova referência de urbanidade na cidade de Caruaru”, enfatizou.

Para Rogério Morais, que também é secretário executivo da Rede da Primeira Infância de Pernambuco (REPI-PE), a inauguração desta praça representa não apenas um marco para a comunidade de Caruaru, mas também um passo importante na construção de cidades mais humanas e adaptadas às necessidades de seus cidadãos mais jovens. ‘A partir desta iniciativa, espera-se que mais espaços semelhantes sejam desenvolvidos em outras localidades, promovendo assim o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças em todo o estado’, pontuou Morais.

Deixe seu comentário