fbpx

Caruaru da Gente

A identidade deste povo já é vista internacionalmente, porém é preciso a valorização do protagonismo local.

A cidade do interior de Pernambuco que mais cresce, torna-se a capital do Agreste com seu povo cidadão de artistas, intelectuais e atuantes no empreendedorismo de diversas áreas. Terra que diante das diversidades da seca ambiental buscou alternativas para enfrentar os desafios e formar uma representação nacional.

Caruaru é um município que acolhe diferentes pessoas para sua pluralidade de possibilidades, desde a agricultura, a feira, o comércio, a educação, as áreas de saúde, os segmentos produtivos. Assim como as artes figurativas, musicais, literárias e poéticas; nas culturas populares da dança, teatro e culinárias próprias de expressões das comunidades.

Uma gente participante de projetos sociais, de associações e de cooperativas buscando os objetivos coletivos dos grupos e da sustentabilidade ambiental e econômica. De uma zona rural rica de diversidades de ecoturismo, empreendimentos e locais para eventos, fotografias e cultivos de plantas e da pecuária.

A identidade deste povo já é vista internacionalmente, recebendo reconhecimento externos e visitas de governantes que desejam conhecer os diferenciais da região. Ainda é preciso a valorização do protagonismo local, tendo modos próprios de vida e cotidiano é chamada de “País de Caruaru”. Completando seus 167 anos de emancipação política fez da localidade uma oportunidade de crescimento constante e hoje é uma das cidades que mais aumenta em população do interior do Estado.

Transformou-se em um verdadeiro canteiro de obras, desde prédios a grandes loteamentos e condomínios nas redondezas. Seu centro comercial recebe gente de todo o mundo e sua feira é a maior ao ar livre do Mundo, além dos centros de compras para todos vestirem as confecções locais. Destaca-se pela moda que distribui pra todo o Brasil e também produzida para exportação.

De uma população de herdeiros do trabalho e dignidade dos estudos as gerações continuam este legado, fazendo da localidade próspera para suas famílias e todos que habitam. Abriga uma gente dedicada pelos detalhes do que faz e dos centros universitários exportando conhecimentos. Gente que gosta de viajar a passeio ou negócios, mas volta a terrinha pra contar as histórias de por aí… um jeitinho de falar único que logo o povo de fora reconhece nossa origem e vem cheios de curiosidades para conhecer a grandeza dessa gente.

Igual não há… então venham logo pra cá, dançar forró nos festejos juninos do “Maior e melhor São João do Mundo”… passear nas belezas da Serra dos Cavalos, no Alto do Moura se encantar, encher o “bucho” com bode assado e nas compras ficar “chiquê”. Vem pra Caruaru que aqui a gente tem simpatia pra “dar e vender”. Parabéns pela história “arretada de boa”!

Cátia Maciel
Neta da terra de Caruaru, formada e atuante na dinâmica local. Filha, esposa, mãe e amiga. Na infância morou na Zona Rural de Caruaru, hoje Chácara Helicônia, na adolescência foi pra cidade e decidiu estudar Administração, Empreender e permanecer na localidade. Fez especialização e mestrado em Gestão Inovação e Consumo (UFPE) pesquisando negócios de Caruaru. Contribui para empresas da região com Consultorias e Capacitação Profissional (INSER), é Consultora Nacional (ANPECOM EDC), dedica-se a Educação Empreendedora como coordenadora e professora de Pós-graduação (CEA).

Converse pelo WhatsApp: https://wa.me/558192429640
Visite os perfis @catiamaciel.pe @insergestao
Acesse o site: https://insergestao.com.br/

Deixe seu comentário