Na manhã da última quinta-feira, 15 de agosto, o Campus do Agreste da UFPE foi um dos grandes destaques do Grande Expediente Especial da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), realizado em homenagem aos 168 anos de emancipação política de Caruaru.
Durante a cerimônia, que reuniu autoridades políticas, culturais e sociais do estado, dois representantes do campus foram homenageados com Menções Honrosas: o diretor, professor Dilson Cavalcanti, e o secretário executivo da direção, Veríssimo Ferreira, receberam a honraria em reconhecimento à contribuição relevante para o desenvolvimento, a valorização e a representatividade de Caruaru no cenário regional.
Além da homenagem, o professor Dilson foi convidado a compor a mesa de autoridades, ao lado de nomes de grande importância para a história e a cultura da cidade, como o compositor Onildo Almeida — Doutor Honoris Causa da UFPE pelo próprio Campus Agreste —, o cantor e compositor Petrúcio Amorim, e a secretária estadual de Justiça e Direitos Humanos, Joanna Figueiredo, ex-aluna do curso de Pedagogia do campus.
A sessão solene foi uma proposição do deputado estadual Wanderson Florêncio, que destacou em seu discurso a importância estratégica do Campus Agreste da UFPE para Caruaru e para o Agreste como um todo. Ele enalteceu os esforços de sua atual direção em ampliar a presença da universidade nas políticas públicas, nas articulações sociais e nos debates sobre o futuro da região.
Outros discursos reforçaram essa visão: o advogado Fernando Júnior, ex-presidente da OAB Caruaru, e a própria secretária Joanna Figueiredo mencionaram a atuação propositiva e integradora do professor Dilson à frente do campus, buscando aproximar a universidade das demandas reais da cidade e fomentar parcerias com outras instituições e com a sociedade civil.
Esse reconhecimento público ocorre em um momento simbólico, reafirmando o papel transformador do Campus Agreste da UFPE na vida cultural, educacional, social e econômica de Caruaru e do interior pernambucano.
“Somos mais que um campus. Somos parte viva da história e estamos comprometidos com a construção de uma Caruaru mais justa, educadora e desenvolvida. Podem contar conosco” — destacou o professor Dilson Cavalcanti, diretor do campus.
O evento também celebrou a diversidade de talentos e lideranças da cidade, destacando a força de suas instituições, tradições e potencialidades. E, nesse cenário, o Campus Agreste se consolida como um dos pilares da inovação, da formação qualificada e do desenvolvimento sustentável da região.