Durante a reunião houve grande repúdio por parte dos parlamentares aos ataques racistas sofridos pelo jogador de futebol, Vinícius Júnior. A discussão foi iniciada a partir da fala de Nelson Diniz (CIDA) que comentou também sobre a violência no esporte, ao citar o assassinato do torcedor do Santa Cruz, por parte de torcidas organizadas, em Olinda, no último domingo (21).
Durante a partida entre os times espanhóis Valencia e Real Madrid, no domingo (21), Vinícius Júnior, brasileiro atacante do Real Madrid, foi vítima de racismo no campo. O tema guiou a discussão da Sessão, no qual os vereadores manifestaram apoio ao atleta e mencionaram a importância de políticas públicas que combatam o crime, da aplicação da lei e da denúncia das vítimas.
Perpétua Dantas (PV) pediu um aparte para parabenizar a postura de enfrentamento do atacante, ao ser um militante das pautas raciais. “Vinícius é atacado porque não se cala perante ao racismo” e conclui “os racistas querem negros subservientes”. O Presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), pontuou que o caso é o reflexo de uma sociedade marcada pelo racismo estrutural que precisa ser combatido. Aline Nascimento (CIDA) usou o momento no pleito para encorajar as vítimas a denunciar, para que assim, a lei seja efetivada.
Obras
Ranilson Enfermeiro (PSDB) agradeceu ao Poder Executivo pela pavimentação e iluminação da avenida que dá acesso ao Alto do Moura devido a importância do local durante os festejos juninos. O parlamentar também comemorou o investimento na requalificação do bairro que irá oferecer um São João com mais segurança e conforto para todos.
Leonardo Chaves (PSDB) solicitou a construção de um campo de futebol e uma quadra poliesportiva na área inutilizada da Unidade Básica de Saúde de Terra Vermelha. Segundo o parlamentar, o ambiente serviria para a prática de atividades esportivas e afastaria crianças e adolescentes da criminalidade.
Mery da Saúde (PSD) pediu atenção do Poder Executivo nas obras de recapeamento asfáltico no Murici. De acordo com a vereadora, o serviço é mal executado e em pouco tempo surgem novos buracos. A capinação de ruas próximo ao Anel Viário também foi um requerimento apresentado pela edil, a fim de garantir mais segurança na localidade.
Entre outras solicitações, a vereadora Perpétua sugeriu uma capacitação para os policiais do município, na Língua Brasileira de Sinais (Libras). “Durante uma abordagem policial é necessário ter um trato decente, para que deficientes auditivos sejam compreendidos e respeitados”.
O vereador Fagner Fernandes (PDT) cobrou melhorias na saúde pública. O edil comentou sobre o trato desumano à acompanhantes de pacientes que o mesmo teria presenciado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Boa Vista. Fagner relatou que as pessoas não poderiam ficar na recepção da unidade, mesmo o espaço estando vazio. O vereador cobrou ao Poder Executivo que o atendimento seja revisto.
O Presidente da Câmara, mencionou com alegria a entrega da Avenida Brasil, após vários pedidos realizados pelos parlamentares. Contudo, Lambreta lembrou que a proposta da Avenida é ser via dupla, mas a área está sendo ocupada por condomínios e casas. Assim, o parlamentar indagou à Prefeitura sobre como ficará este projeto.
Albergues
O vereador Cabo Cardoso (PP) mencionou seus requerimentos apresentados à Prefeitura com o objetivo de implementar atividades de ressocialização dos moradores dos albergues do município. “É necessário oferecer cursos profissionalizantes para que os moradores de rua possam ressocializar e garantir sua dignidade”.