Servidores pedem repasse do FUNDEB e reajuste salarial da classe
A Audiência Pública proposta pela Vereadora Perpétua Dantas para tratar sobre Reajuste salarial dos Servidores da Educação de Caruaru, deixou a galeria da Casa Legislativa lotada de Servidores e de apoiadores, além de representantes da classe. A Audiência, que aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 13 de dezembro, foi proposta pela Vereadora, através de Requerimento nº4087/21 (SAPL) para discutir sobre o repasse da reposição dos 12,5% das perdas anuais – que não foram pagas no município, nos anos de 2020 e 2021, décimo terceiro salário, férias, além de tratar sobre a situação dos profissionais contratados. Perpétua falou sobre a importância de exercer seu papel de Vereadora. “nós somos apenas o caminho de interlocução entre sociedade civil, os movimentos que nascem do povo, e o poder executivo justamente para a construção de políticas públicas”. Reforçou a Vereadora no início de sua fala, na abertura da Audiência.
A Vereadora ainda falou sobre enfrentamento e condições de trabalho dos educadores. “cuidar da educação é cuidar dos profissionais da educação […] é histórica a situação de perseguição de quem tem coragem de enfrentar o sistema, mas nós estamos aqui para enfrentar o sistema. Nós estamos aqui porque não se emancipa uma cidade sem ser através da melhoria da condição de trabalho e do protagonismo e da condição de sobrevivência do profissional de educação que precisa ter uma carreira, precisa ter o piso salarial cumprido, precisa ter revisão do PCC – que tem que vir para essa casa urgente e precisa de concurso público. Não há o que se falar em respeito à educação sem esses três pilares”, acrescentou em sua fala.
Participaram da Audiência, Édma Moraes – Vice -Coordenadora do Fórum Municipal de Educação; Caterine Valentina – Professora Integrante da Comissão de Professores; Juciano Soares – Professor Integrante da Comissão de Professores; Marcelo Eduardo – Vice-Presidente do Sismuc; José Carlos Menezes, Ex-Vereador – representante do Deputado Federal Wolney Queiroz; Augusto César Freire – Presidente do Conselho do FUNDEB; Alano Torres -representando a Deputada Laura Gomes, Maria Aparecida Alves – Presidenta do SINDUPROM. Os Vereadores da casa, Bruno Lambreta – Presidente da Casa, Jorge Quintino – Presidente da Comissão de Educação, Filipe José, Anderson Correia, Cabo Cardoso, Fagner Fernandes e a Vereadora Aline Nascimento também estiveram presentes e participaram da Audiência, além do Vereador Irmão Ronaldo (de forma virtual).
O Secretário de Educação João Paulo, participou de forma virtual (somente com áudio) trazendo descontentamento por parte dos Professores e Professoras que estavam presentes, pela falta da presença e pela qualidade ruim do seu áudio. Os que estavam presentes na galeria da casa, gritaram em tom de protesto palavras de ordem como “vergonha”, “falta de respeito” e “ausente”. Pediram também que o secretário comparecesse presencialmente na audiência e os recebesse em seu gabinete. Os Professores protestaram pela falta de diálogo.
A Vereadora Perpétua destacou a falta de agenda e disponibilidade do Secretário de Educação, que não a recebeu nem recebeu os professores e professoras para diálogo.