fbpx

Assembleia reinicia trabalhos legislativos e dá posse à nova Mesa Diretora

A Assembleia deu início, nesta segunda (1°), aos trabalhos legislativos ordinários do ano de 2021. Durante a cerimônia, houve a posse da Mesa Diretora que comandará a Alepe neste novo biênio, realizada de forma virtual, fato inédito na história da instituição. A reunião ocorreu por meio do Sistema de Deliberação Remota (SDR), criado no ano passado a fim de manter as atividades da Casa durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19.

Ao tomar posse como presidente do Poder Legislativo por mais dois anos, o deputado Eriberto Medeiros (PP) destacou que o combate ao novo coronavírus continuará sendo prioridade. “Com o começo da vacinação no Brasil, em Pernambuco e em todas as cidades do Estado, finalmente podemos enxergar, sob a luz da ciência, uma solução que nos permitirá voltar à normalidade”, discursou. “A atuação do Poder Público, incluindo a Assembleia, é fundamental para encurtar esse caminho, preservando a atividade econômica e, sobretudo, o maior número de vidas possível.”

O dirigente da Casa considera como “marca da gestão” a busca de parcerias com outros órgãos públicos e a sociedade civil para promoção da cidadania e pretende prosseguir com as iniciativas. “Projetos como o Alepe nos MunicípiosAlepe AcolheAlepe Cuida e o Mutirão de Cidadania ganham uma importância ainda maior diante do que estamos vivendo”, observou Medeiros.

O Poder Executivo foi representado pelo secretário da Casa Civil, José Neto. Ele fez a leitura do Relatório de Ação do Governo (RAG) de 2020 e agradeceu à Assembleia pela “relevante colaboração” que tem dado à gestão estadual. Assinado pelo governador Paulo Câmara, o documento lista ações nas áreas de educação, segurança pública, desenvolvimento social e econômico, entre outras. O setor de saúde recebeu especial atenção em razão das medidas de combate à pandemia, como investimentos em infraestrutura hospitalar e contratação de profissionais, além do estímulo ao isolamento social.

“Nos momentos de maior urgência e necessidade, não hesitamos em adotar regras mais rígidas e restritivas para conter o avanço do contágio. Mas também nos voltamos às iniciativas para amenizar os impactos da crise sanitária sobre a economia e, com o decréscimo da curva de casos graves, demos início a um bem pensado plano de retomada das atividades econômicas, mantendo a situação sob permanente monitoramento”, leu José Neto. “Fomos apontados como o Estado com maior transparência dos dados sobre o enfrentamento à Covid-19 em levantamentos realizados pela ONG Open Knowledge International”, registrou.

Foto: Breno Laprovitera/Alepe

Deixe seu comentário