fbpx

Artigo: Ser Enfermagem

Dia 12 de Maio é o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, uma data histórica que referencia o pioneirismo de uma profissão que é a maior força de trabalho da saúde no mundo. Neste momento reporto-me a todos os Enfermeiros e em ato de consideração, respeito e reconhecimento os cumprimento e parabenizo por serem símbolos de resistência e superação no exercício profissional.

Ser Enfermeiro é ser o cientista do cuidado que exige maestria e liderança de um processo de trabalho, desde o período de concepção da vida à despedida dos usuários dos serviços de saúde que estão contentemente sob nossa responsabilidade. O dia a dia é desafiador, pois é preciso enfrentar as dificuldades corriqueiras e conseguir oferecer uma assistência de qualidade nos diversos âmbitos e especialidades de atuação.

A profissão enfrenta diuturnamente os desafios impostos e apresentados por situações caóticas nos equipamentos de saúde em diversas esferas públicas, obrigada e filantrópicas, além de vivenciar uma descaracterização acovardada do descumprimento da lei 14.434/2022, que instituiu o piso nacional da categoria. São Enfermeiros que lideram equipes desgatadas, em ambientes desgovernados, superlotados e sobrecarregados, que constantemente não oferecem condições dignas remuneratórias, de alimentação e/ou de repouso, além de infraestruturas precárias e instalações inseguras para o exercício profissional.

Que não só no dia de hoje, mas em todos os outros dias o Enfermeiro seja reconhecido dentro das suas potencialidades, da sua autonomia e do seu protagonismo. Vamos continuar lutando para que existam ambientes de trabalho mais respeitosos e menos assediosos, com mais oportunidades para a prática assistencial, acadêmica, gerencial, empreendedora e política, para que o futuro do Enfermeiro seja muito mais honroso.

Thaíse Torres, Vice-presidente do COREN-PE e Pré-candidata a vereadora pelo PDT.

Deixe seu comentário