A integração entre governo federal, liberando os recursos para o investimento; governo estadual, com a responsabilidade de executar o projeto; e governo municipal, que está melhorando os acessos ao aeroporto, trazem um fato novo à história das movimentações políticas já realizadas em torno do equipamento. Esse alinhamento se for concretizado, poderá posicionar Caruaru em novo patamar no interior do nordeste.
A obra, que fará parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), projeto do Governo Federal, aumentará a capacidade do local para mais de 1 milhão de passageiros/ano. O novo terminal passará a ter 6.000 metros quadrados. A pista de pouso terá 2.250 m² e estacionamento para 450 aeronaves.
De acordo com o ministro Silvio Costa Filho, a expectativa é de que até o mês de junho a licitação já esteja pronta para que as obras possam ser iniciadas. “Após o início das obras, temos a expectativa de entregar o aeroporto em até 24 meses. Também está em nosso planejamento fazer, dentro do aeroporto, um centro cultural de artesanato para que os turistas que chegam a Caruaru possam conhecer mais da cultura do Agreste e da região”, destacou.
Sem falar nas possibilidades de voos que poderão ser ampliadas. O dirigente da Azul presente no local já se comprometeu em iniciar voos diretos de Caruaru para São Paulo, logo após a conclusão da ampliação do aeroporto de Caruaru.
Foto: Miva Filho/Secom