O vereador Anderson Correia (PP) voltou a colocar em pauta no seu mandato o curral de gado. Nesta terça-feira (12), o parlamentar mais uma vez fez cobranças por melhorias no local, pedindo, por meio de um requerimento, que haja uma ação enérgica do Poder Executivo no curral do gado, com implantação de políticas públicas que promovam o manejo e bem-estar animal, e das pessoas que trabalham no lugar, extinguindo possíveis práticas de maus-tratos aos animais. O edil já recebeu várias denúncias de maus-tratos de animais no local, de forma clandestina, além da comercialização sem fiscalização de equinos no entorno do local, o que coloca em xeque o destino dos animais, que podem ser vendidos para o abate ilegal.
Diante disso, o parlamentar pediu a atuação do Poder Público Municipal para mudar o cenário atual do local, além de ressaltar a presença da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) para fiscalizar e combater ilegalidades em atividades clandestinas acerca da comercialização e procedência dos animais.
“É necessária uma ação enérgica no Curral de Gado de Caruaru por parte do Poder Público Municipal, com a implantação de políticas públicas, para que seja realizado manejo dos animais de forma correta, com a capacitação dos servidores e profissionais que lidam com este trabalho junto aos animais, com o intuito de extinguir e combater toda e qualquer prática de maus-tratos. A intenção não é, em hipótese alguma, pedir o fechamento de local, mas sim que haja condições dignas de trabalho, com um ambiente salubre para todos, animais humanos e não-humanos. Além disso, é preciso também que o Estado compareça no entorno do local para fiscalizar, por meio da Adagro, a comercialização dos equinos em vendas clandestinas, que acontecem nas proximidades do curral”, destacou Anderson.