fbpx

Análise da Semana – NOVA COLUNA

Queremos destacar os principais fatos da semana e tecer comentários sobre esses fatos. Vamos lá? Acompanhe a gente!

Bem São João e a Audiência Pública em Caruaru

Finalmente o Executivo Municipal se manifestou sobre o auxílio aos artistas de Caruaru, após anúncio do Governo do Estado sobre auxílio estadual para o setor cultural junino, a Prefeitura de Caruaru anunciou o Bem São João, uma sinalização positiva para o segmento e evitou uma crise política e financeira no setor cultural da cidade, onde Caruaru vive calorosamente o São João e faz dela a capital do Forró. Um dia após o anúncio, a Audiência Pública proposta pelo vereador Lula Tôrres (PSDB) reuniu a classe política e cultural da cidade. Os deputados estaduais e federais que foram majoritários em Caruaru se comprometeram em destinar mais recursos para os artistas da terra. Há muito tempo não se via um tema unânime entre todos os grupos políticos de Caruaru. Quem ganha são os artistas da terra que amargam prejuízos desde 2020, além da manutenção do legado cultural de nossa cidade.

A volta de Wellington e Israel para Prefeitura de Arcoverde

Para alguns que viram na decisão do TRE-PE, que cassou em 7×0 os mandatos do prefeito de Arcoverde, Wellington da LW (MDB) e do vice-prefeito Israel Rubis (PP) e consideravam a sepultura política do grupo da ex-prefeita Madalena Britto, estão sem acreditar na reviravolta que esse processo tomou ao chegar no TSE. O relator, ministro Alexandre de Moraes, afastou a cassação por não encontrar provas que comprovem a acusação de abuso de poder econômico. Com a decisão, Wellington e Israel já tomaram posse e retornaram com muita festa ao executivo municipal de Arcoverde.

Produção do IFA no Brasil

A Fiocruz firmou contrato com a farmacêutica Astrazeneca para a transferência de tecnologia de produção do IFA (ingrediente farmacêutico ativo), matéria prima para a produção das vacinas Astrazeneca/Oxford, que será fabricada 100% em território brasileiro. O presidente Bolsonaro compareceu à cerimônia com entusiasmo, pois isso garantirá o aumento da quantidade de vacinas produzidas para o país. Essa foi uma articulação tardia, embora necessária, do Ministério da Saúde e Ministério das Relações Exteriores com o laboratório farmacêutico. Na corrida política que se instaurou no país em busca de provar quem faz mais vacinas, o governo Bolsonaro deixa pra trás o governo João Dória. Uma concorrência desnecessária, mas que se tornou parte da disputa eleitoral para 2022.

Troca do comando da PM e SDS e Polarização Política

A troca do comando da Polícia Militar foi destaque na imprensa e no meio político pernambucano. Após os excessos policiais ocorridos na manifestação do último dia 29/05, no centro do Recife, o governador Paulo Câmara continua sendo pressionado pela oposição e bancada de esquerda na Alepe para que apresente respostas sobre quem deu a ordem para a operação de repressão aos manifestantes. O agora ex-secretário de Defesa Social de Pernambuco (SDS), Antônio de Pádua, afirmara que teria partido do próprio campo operacional a ordem para atirar nos participantes durante o protesto, esse foi um dos motivos que fez com que o governador aceitasse o pedido de demissão do Comandante da Polícia Militar, Vanildo Maranhão e do próprio secretário.

No lugar de Pádua, assume o competente secretário executivo, Humberto Freire, que ajudou Pádua e o governador Paulo Câmara a obterem os excelentes resultados no Pacto pela Vida até aqui. Acertada ou não a decisão, o que a sociedade espera é a apuração não só da origem que determinou a autorização para o uso da força policial, mas também sobre os atos de vandalismo no descumprimento ao decreto de medidas restritivas, inclusive transgressão ao decreto observada nas manifestações daqueles que estavam no outro protesto (pró-Bolsonaro) na Avenida Boa Viagem, em Recife, uma semana antes. A polarização política tem interferido em áreas cruciais do país, como a Saúde e Segurança Pública. E para temas tão sensíveis é necessário equilíbrio, paixões políticas não podem se sobrepor ao bem comum da população.

Oxigênio: Deputado André de Paula promoveu reunião entre prefeito de Lajedo e secretário de Saúde de Pernambuco

Após o episódio fatídico da falta de oxigênio no município de Lajedo. O volume de pacientes com Covid-19 na cidade aumentou de forma tão exponencial que houve dificuldade no abastecimento de oxigênio, sendo necessária a remoção de alguns deles para cidades vizinhas. O deputado federal André de Paula (PSD), promoveu um encontro do prefeito de Lajedo, Adelmo Duarte (PSD) e o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo. A ideia do encontro foi fazer um balanço da ocorrência e encontrar medidas para reestabelecer o funcionamento do sistema de saúde da cidade. O diálogo entre municípios e governo do estado, atuando em conjunto para atender as demandas que a pandemia provoca é de extrema importância. Episódio como o de Lajedo só não foi pior, graças à integração do sistema tripartite, estabelecido pelo SUS. Mas faltam ao sistema tripartite facilitadores políticos, como o deputado André de Paula, que ajudem no diálogo institucional entre os entes federativos.

Deixe seu comentário