fbpx

Alta da taxa Selic: o que muda em minha vida?

Uma decisão do COPOM, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (BC) deu o que falar nos últimos dias. Após quase seis anos de diminuição sucessiva da taxa básica de juros (Selic) no Brasil, o COPOM decidiu subir 0,75% na taxa, e agora a nossa taxa está em 2,75%. 

Ok, Samara, entendi o aumento, mas o que isso muda em minha vida?

Antes de eu explicar o impacto, é importante você saber o intuito principal dessa taxa. Ela regula a Economia nacional, podendo influenciar na inflação, nos investimentos em renda fixa e nos contratos de crédito, como financiamentos, empréstimos, etc. 

Bom, sabendo disso, é importante entender que, de início, talvez as pessoas talvez não percebam o impacto desse aumento, o reflexo dessa atitude de aumento não é tão imediato, mas um tanto sutil. Em breve muitos vão perceber que comprar um carro ou uma casa ficará mais caro se optarmos por financiar, assim como juros no mercado financeiro em geral.

A boa notícia é que a poupança renderá um pouquinho a mais, assim como os investimentos em Renda Fixa que estejam atrelados à taxa Selic. A expectativa de nós economistas é que o Copom mantenha decisões de elevar a taxa também nos próximos meses. Isso se deve à expectativa de continuidade de alta da inflação. É, você não leu errado, a inflação tende continuar subindo, mas esse é um assunto para a próxima aula. 

Ah, antes que me esqueça, a Selic também impacta no consumo da população, e a tentativa do Banco Central de aumentar as taxas é porque visam dar um certo “freio”, uma desaceleração no consumo, e consequentemente reduzindo o preço das coisas, e diminuindo assim a inflação. 

E por fim, é bom também saber que a Selic um pouco mais alta, também reflete no câmbio do dólar, ficando assim, um pouco mais barato comprar dólar.

Bom, espero que tenha ficado claro e sempre estou à disposição.

Saudações,

Samara Sarmento
Mestre em Economia pela UFPE, Bacharel em Administração, com especialização em Gestão de Marketing. Docente do IFPE, atuando nas áreas de Gestão, Negócios, Finanças e Economia Local. @samarasarmento

Deixe seu comentário