A primeira reunião plenária do ano, realizada nesta segunda (3), foi marcada pela retomada dos trabalhos legislativos, após o período de recesso parlamentar, e pela cerimônia de posse dos parlamentares que compõem a nova Mesa Diretora da Alepe, eleita no ano passado para o biênio 2025-2026.
A cerimônia teve pronunciamentos do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), e da governadora Raquel Lyra. Também discursaram o líder de oposição, Diogo Moraes (PSB) e o vice-líder de governo, Joãozinho Tenório (PRD).
Reeleito para presidir os trabalhos da Alepe no ano passado, Álvaro Porto fez o discurso de reabertura das atividades legislativas. O parlamentar analisou as conquistas obtidas pela Casa no biênio 2023-2024, e atribuiu os resultados à atuação dinâmica e independente mantida por todos os integrantes do Poder.
Na área da segurança pública, Raquel Lyra salientou que, em janeiro deste ano, houve redução no número de mortes violentas intencionais pelo nono mês consecutivo. Ela também destacou a chegada de 2,4 mil novos policiais às ruas nos próximos meses e a nomeação de mais de 600 policiais penais.
A governadora também comemorou a nomeação de mais de 9 mil professores para a rede pública de ensino nos últimos dois anos e a assinatura da ordem de serviço de 50 creches que o Estado de Pernambuco irá construir nos municípios.
Na saúde, destacou os investimentos realizados na melhoria da infraestrutura de emergências hospitalares, como o Hospital da Restauração; e os preparativos para a inauguração do Hospital da Mulher do Agreste.
Por fim, agradeceu os parlamentares pelas contribuições e parcerias com o Poder Executivo. “Entendemos a relevância dos seus trabalhos, expressado no respeito às legítimas divergências que surgem e na construção de consensos e parcerias. Registro aqui a minha disposição de aprofundar ainda mais essa importante parceria, por nosso Estado e pelo futuro de Pernambuco”, externou.
Foto: Giovanni Costa