fbpx

Agora é uma boa hora

Ufa…. o ano está quase acabando, vem aí compras, décimo terceiro, confraternizações e natal. Queria chamar atenção para uma tarefa que muitas vezes não colocamos em nossa lista – Planejamento pessoal. Considero tão importante que merece gastarmos nosso tempo. Vivemos o que foi por nós planejado lá atrás.  

Muitos deixam para depois das férias, início de ano. Mas antes quero dizer que é bem cultural. O Brasil não tem a cultura do planejamento e aí vai o destaque para o serviço público, que é campeão de ausência de planejamento. Mas, isso fica para outra conversa. Vamos falar na pessoalidade. Afinal somos nós que fazemos nossas trajetórias.

Por que agora é o momento? Defendo que todo planejamento deve ser desenvolvido por um bom diagnóstico. E se me permitem a analogia, gosto de pensar diagnóstico como uma ação médica. Com todo o zelo e responsabilidade que essa ação merece. Mesmo sendo uma ação de planejamento. O diagnóstico preciso dá rumo a todo o tratamento (no caso médico), no nosso caso ao planejamento. Nada melhor que o final do ano para realizar um bom diagnóstico.

Existe na internet vários modelos de planejamento. Escolha aquele que melhor adapta-se ao seu perfil. O mais difícil neste processo é sermos realista conosco mesmo. Uma vez que precisamos reconhecer nossas limitações e colocar metas exequíveis.

Fica aí uma ferramenta (planejamento) que ajuda muito no que se quer alcançar na vida. Mais que isso, auxilia nas conquistas, na rotina, no foco e essa conduta tornando-se hábito faz mudanças de vida. Sempre queremos algo, não há questionamento sobre, e precisamos saber como. O como é muito difícil. O planejamento só contribui.

Em se falando de planejamento, vou acrescentar no meu, escritas para este blog. Serão reflexões de vida, pelo prisma da trajetória e dos estudos multidisciplinares. Vamos juntos, obrigada pelo convite.

Por Ivania Porto
Doutoranda em Ciências Políticas na UFP/Porto. Professora e coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Asces-Unita. Consultora de Gestão e Estratégia.

Deixe seu comentário