Dia também marca outra importante conquista da deputada Gleide Ângelo
Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (27)), a Delegacia de Polícia Especializada em Atendimento à Mulher de Olinda. Figura essencial para a conquista, a Delegada Gleide Ângelo foi o grande nome da cerimônia que também contou com a presença do governador Paulo Câmara, da secretária da Mulher do Estado, Ana Elisa Sobreira, de Defesa Social, Humberto Freire, do chefe da Polícia Civil do Estado, Delegado Nehemias Falcão, e da gestora do Departamento de Proteção às Mulheres do Estado, Delegada Fabiana Leandro. O deputado federal Felipe Carreras, parceiro político da Delegada em diversos projetos também prestigiou a amiga.
Gleide esteve a frente do processo para a criação e a instalação da unidade desde o início de sua trajetória como deputada estadual. Em seu primeiro ano no legislativo, foi autora da Indicação N. 114/2019, em que solicita ao Governo do Estado a criação da especializada. Depois de três anos de inúmeras reuniões entre o executivo e as pastas correlatas, a deputada teve sua solicitação atendida, através da sanção da lei N. 17.644/2022. Desde então, acompanhou de perto os processos administrativos para a instalação da unidade.
“O dia de hoje é um marco para a mulher olindense. Porque, agora, ela sabe que vale a pena denunciar, que ela não está mais sozinha. É através da denúncia que essas mulheres vão sair da invisibilidade e é preciso uma verdadeira rede para o enfrentamento da violência doméstica e familiar. Hoje, mais do que nunca, todos somos essa rede: homens e mulheres que aqui estamos e juntos lutamos por uma vida mais digna e mais segura para essas mulheres”, declarou, emocionada, a parlamentar. Estatísticas divulgadas pela Secretaria de Defesa Social apontam a urgência da especializada: desde 2019, são de 7.500 boletins de ocorrência de violência doméstica, familiar e sexual registrados contra as mulheres olindenses.
APOSENTADORIA — O dia também foi marcado por outra importante conquista da Delegada Gleide Ângelo, que teve acatado pelo executivo estadual sua Emenda Aditiva Nº 03/2022, em que altera o Projeto de Lei Complementar Nº 3496/2022, de autoria do Governado do Estado e promove reformas na legislação das corporações policiais. No texto, a deputada assegura para que o tempo de serviço prestado nas Forças Armadas seja considerado no cálculo da aposentadoria dos Policiais Civis de todo o Estado. “O projeto do governador não contemplava os policiais civis para que o tempo de serviço prestado nas Forças Armadas fosse contado como tempo de exercício em Função Policial, para fins de aposentadoria dos policiais. Minha solicitação foi atendida e o novo texto do projeto foi publicado no Diário Oficial e já está disponível para consulta no site da Assembleia Legislativa de Pernambuco”, mais uma conquista importante pela valorização do capital humano da Polícia Civil Pernambucana”, conclui.