O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) deu início, nesta segunda (22), às aulas para os estudantes novatos que iniciarão suas jornadas acadêmicas. Selecionados em processos realizados no fim de 2020 e início de 2021, os calouros terão contato inicial com suas turmas, coordenadores de curso e professores.
Como medida de possibilitar mais segurança aos estudantes, eles puderam optar entre estudar presencial ou remotamente. Desta forma, parte das turmas têm aula na estrutura da Asces-Unita e parte usa as ferramentas de aprendizagem online adotadas pela instituição, como Moodle, Google Meet, entre outras, para estudar em casa. Uma exceção a isso foram os cursos da área de saúde, que naturalmente já teriam uma divisão entre disciplinas teóricas, que em sua maioria seriam online, e as práticas, realizadas nos laboratórios in loco.
Desde o semestre passado, a Asces-Unita tem retomado a presencialidade baseada em um protocolo de biossegurança implantado, considerando as orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. Entre as ações, podem-se destacar o distanciamento dos assentos, obrigatoriedade do uso de máscara, aferição de temperatura, álcool em gel à disposição em todas as dependências, intervenções físicas na estrutura, entre outros.
Para a pró-reitora Acadêmica da Asces-Unita, Marileide Rosa de Oliveira, os esforços fizeram com que tudo proporcionasse a retomada. “Não nos deixamos paralisar pela pandemia. Foi necessário reinventar uma nova forma de ensino: com o uso de metodologias ativas que favorecessem a participação mais efetiva do estudante através da tecnologia. Promovemos várias oficinas de forma contínua e intensa para todos os docentes. Preparamo-nos para acolher cada estudante, proporcionando um ambiente harmonioso e seguro no qual possam se sentir bem e, assim, realizarem seus estudos, sem prejuízo da aprendizagem”, afirmou.