fbpx

Educação nos negócios

Qual sua visão de futuro e dinâmicas para inovar no trabalho?

Diante dos desafios do mercado, a inovação não é mais uma opção é uma necessidade constante para as empresas e profissionais. Para alavancar as novas atividades nos negócios a educação no trabalho está como oportunidade para gestores, empreendedores e colaboradores/as.

Mas será que as equipes estão preparadas para o presente e futuro tão exigentes com as capacidades de inovar? Muitas vezes os comportamentos de resistência e falta de atualização estão atrasando ou até travando as empresas. 

Pois são diversas competências, em conhecimentos, habilidades e atitudes, para gerar melhorias na organização e satisfação dos clientes. Cada vez mais é preciso estar com a equipe preparada para atuar com proatividade e boas práticas nas diferentes funções.

Sendo assim, os líderes que buscam entender as demandas internas para desenvolver pessoas e formar um time, traçam as possibilidades de crescimento. Por isso, faz-se essencial elaborar etapas de Educação Corporativa para seu negócio refletindo nas seguintes questões:

  1. Mapear as competências: quais as capacidades individuais e coletivas? As pessoas estão nas funções adequadas de acordo com suas habilidades? Quais as competências a serem desenvolvidas?
  2. Traçar propósito: qual a visão de futuro do negócio? Como pretendem alcançar melhor desempenho?
  3. Planejar o desenvolvimento: quais aspectos a serem instruídos e orientados? Quais temáticas de encontros e cursos específicos para a equipe?
  4. Acompanhar as práticas: Como está o desempenho individual e coletivo? Como a liderança pode colaborar no processo de aperfeiçoamento?
  5. Medir resultados: quais são as métricas de crescimento? Quais os níveis de satisfação do cliente? Quais as inovações conquistadas?

Para tais etapas existem técnicas adequadas principalmente para elaborar o diagnóstico da equipe, isto permite visão das oportunidades de melhorias. Além do mais, a tecnologia é um forte aliado para inovar nas dinâmicas do negócio, é preciso escolher equipamentos e sistemas apropriados ao bom funcionamento da equipe.

Por isso a educação não está em apenas passar conteúdos, é muito mais ampla… Precisamos construir estratégias para gerar um ambiente de aprendizagem e um bom clima organizacional. Lembre-se, não adianta trocar pessoas ou ficar saindo de emprego em emprego, o nosso principal desafio é evoluir como profissionais e negócios.

Por tanto, conte sempre com o time de consultores e consultoras de Inser Gestão para transformar as relações empresariais com sua equipe e com seus clientes.

Por Cátia Maciel
Consultora, Administradora, gestora comercial e de pessoas, educadora em gestão, inovação e consumo, escritora do Livro “Cliente!”. Redes sociais: @catiamaciel.pe @insergestao/ Site: www.insergestao.com.br

Deixe seu comentário