fbpx

Banda de Pífanos de Caruaru: 98 anos de arte

Nos últimos dias, Caruaru pareceu estar envolvida por um ‘manto musical’. Isso porque a cidade recebeu o músico João Biano, integrante da Banda de Pífanos de Caruaru, que reside em São Paulo. Ele veio visitar a família e aproveitou para mostrar um pouco dos projetos que o grupo está realizando.

Neste ano, a Banda completa 98 anos de formação, e 50 anos de gravação do primeiro LP. Fiel à tradição e atenta aos novos tempos, a Banda se reinventa e engrandece a cultura popular. Entre os projetos, estão um DVD e um vinil, que devem ser lançados em breve.

Ao longo de quase cem anos de trajetória, os ‘Beatles de Caruaru’ – como são conhecidos – acumulam histórias fascinantes. Em 1926, chegaram a tocar para o bando de Lampião, fazendo os cangaceiros desistirem de atacar uma localidade. A Banda chegou a vencer o Grammy Latino em 2004, na categoria Melhor Grupo Regional de Raiz. Ademais, a sonoridade do grupo influenciou movimentos como Tropicália e Manguebeat. Uma das riquezas de Caruaru que merece nossos aplausos, reconhecimento e valorização.

Poesia no Shopping

A Praça de Alimentação do Caruaru Shopping receberá um ‘tempero’ especial neste sábado (19), a partir das 17h. Haverá um recital com os poetas Jefferson Moisés, Raudenio Lima e Davi Geffson, contando causos e histórias que fazem rir e pensar. Uma boa alternativa para quem valoriza a literatura oral.

Cores da Terra

Estão abertas as inscrições para a equipe de mediação da 3ª edição da Expo Cores da Terra. A seleção envolve duas linhas de trabalhos artísticos: técnicas e suportes tradicionais das Artes Visuais e linguagens e correntes da arte contemporânea. A remuneração será de R$ 1.500,00. O regulamento completo está no instagram @circullusdeideias.

As Severinas


Mesclando música e poesia, o grupo As Severinas lançou o clipe ‘Não Tento Mais’ na sexta-feira (18). É possível conferir o trabalho no canal da banda no YouTube. A composição é da notável artista Monique D’Angelo, que também faz voz, declamações e sanfona no grupo, ao lado de Marília Correia (zabumba) e Isabelly Moreira (triângulo e declamações).

Coluna assinada por Jénerson Alves

Jornalista, professor, especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Suas Literaturas. É assessor parlamentar e integrante da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel.

Deixe seu comentário