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Hiperlexia e Autismo

Por vezes crianças com hiperlexia podem ser diagnosticadas também com autismo, mas é importante salientar que nem sempre estas condições estão ligadas. Mas, como ela pode ser um dos sinais do autismo, é fundamental que se tenha um diagnóstico o quanto antes para iniciar as intervenções.

A hiperlexia é observada principalmente em crianças até os 5 anos de idade. Nessa fase, as crianças se mostram capazes de identificar e decodificar palavras de forma incomum e avançada para sua faixa etária, e como já relatado anteriormente é comum em crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas nem sempre é o caso.

A principal característica da hiperlexia é a aquisição espontânea e precoce da habilidade de leitura que ocorre antes dos 4 anos. Outros sintomas comuns são: déficits na linguagem e comunicação e boa memória. Observa-se também dificuldade para compreensão do contexto verbal, atrasos nas habilidades linguísticas, dentre outros.

Importante salientar que a hiperlexia não está relacionada a questões de QI superior, e pode ser resultado de alterações do desenvolvimento da linguagem. Isso quer dizer que, apesar de muitas pessoas relacionarem o aparecimento precoce da habilidade da leitura a uma inteligência superior, isso não é demonstrado pelas pesquisas.

Uma criança com hiperlexia apresenta avanços significativos no desenvolvimento de áreas cerebrais específicas, mas também alterações nas áreas de linguagem e aprendizagem. Podem demonstrar fascinação por letras e números, mas dificuldades nas interações sociais e na compreensão da linguagem falada.

Existem três características principais da hiperlexia:

– Habilidade de leitura antes dos 5 anos.

-Desordem do desenvolvimento de comunicação, comum principalmente em crianças com TEA. 

– Reconhecimento de grande número de palavras para sua faixa etária.

A hiperlexia é considerada um transtorno de linguagem e de comunicação. Ela costuma estar presente nos transtornos leves desse espectro.

Vale salientar que muitas crianças com autismo são hiperléxicas, mas isso não significa que toda criança com hiperlexia tenha autismo. 

Geralmente, as crianças hiperléxicas apresentam um hiperfoco pelas letras ou números, um verdadeiro fascínio. Isso demonstra uma atitude repetitiva e restrita, traço comum no autismo. Assim, podem apresentar problemas de socialização por causa desses comportamentos.

O diagnóstico precoce é fundamental, pois assim, é possível proporcionar para as crianças intervenções e tratamentos adequados para seu bom desenvolvimento.

É necessário identificar a hiperlexia e procurar entender se é um sinal de autismo ou não, pois cada caso, é necessário uma intervenção e tratamento específico. Para isso, busque um profissional especialista  para realizar o processo de avaliação e fazer as intervenções e encaminhamentos necessários, assim como orientar a escola quanto ao plano de ensino individualizado em caso de necessidade. Um dos especialistas que identificam os primeiros sinais da hiperlexia é o psicopedagogo o qual produz um relatório da criança e encaminha para um neurologista para fechamento do diagnóstico.

Por vezes se faz necessário o trabalho de uma equipe multiprofissional com objetivo de desenvolver as habilidades necessárias e minimizar as dificuldades apresentadas.

Simone Freitas
Psicopedagoga. Especialista em neuropsicopedagogia. Aplicadora ABA e DENVER II. Palestrante. Supervisora e mentora de psicopedagogos. Fundadora do Psicopedagogiando PE.

Coluna revisada por: Adeilza Ramos – Pedagoga

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