fbpx

Spray Nasal bloqueia transmissão do coronavírus

Um spray antiviral nasal foi desenvolvido por pesquisadores Universidade de Columbia (EUA), e este, trouxe resultados animadores para o mundo.  O antiviral foi testado até agora em furões, que são altamente suscetíveis à infecção por SARS-CoV-2 e têm pulmões semelhantes aos dos humanos.

O Composto é um lipopeptídeo projetado para evitar que vírus entre nas células. É barato de produzir, não requer refrigeração e possui uma vida longa útil, de acordo com o que foi publicado na quarta-feira (17) na revista Science.

O antiviral reconhece a proteína Spike (S) do coronavírus e evita que ela se funda com a membrana celular para infectar as células. Nos experimentos com furões, o lipopeptídeo foi administrado no nariz de seis animais. Os pares de furões tratados foram alojados com dois outros controles, que receberam um spray nasal de solução salina e um furão infectado. Após 24 horas de intenso contato direto entre os furões, os pesquisadores relatam que: “os testes revelaram que nenhum dos furões tratados contraíram o vírus de seu companheiro de gaiola infectado e sua carga viral era zero, enquanto todos os animais de controle estavam altamente infectados”.

Os autores testaram o lipopeptídeo em células infectadas com uma série de variantes do SARS-CoV-2, incluindo a variante britânica (B.1.1.7) e sul-africana (B.1.351), e descobriram que o composto evitou que a proteína S de todos eles se fundisse com a membrana celular “com a mesma eficiência da cepa dominante”. O efeito de proteção seria imediato durando até 24h.

Se comprovada a eficácia em humanos, esse seria um excelente coadjuvante para proteger indivíduos e controlar a transmissão, mesmo com grande parte da população sendo vacinada. Poderíamos dizer que seria um complemento de combate, inclusive para aquelas pessoas que por alguma razão não podem ser vacinadas. A fácil aplicação e efeito instantâneo, unidos ao custo/benefício tendem a levar o spray nasal a ser bem adaptado pela população.

Seguiremos aguardando novos testes e torcendo para termos disponível no mercado, mais uma alternativa na pandemia, inclusive de fácil acesso.

Essa foi a Coluna de Saúde de hoje.
Me acompanhe no Instagram: @nayara_gsousa, enviando suas dúvidas e sugestões.

Deixe seu comentário