Decisão ocorre após mudança de perfil e descentralização de exames junto aos municípios
Após mudança no perfil dos usuários que procuram o exame para detecção da Covid-19 e a descentralização dos testes junto às cidades pernambucanas com o TestaPE, o Centro de Testagem do Centro de Convenções, em Olinda, encerra suas atividades neste domingo (31/10). Desde o início do seu funcionamento, o Centro realizou um total de 100.544 exames, sendo 72.286 do tipo RT-PCR; 18.017 testes rápidos e 10.241 testes rápidos de antígeno.
“Com mais de 60% da população pernambucana com cobertura vacinal completa e a redução no número de casos da Covid-19, entendemos que é preciso reforçar a oferta dos exames em locais estratégicos nos municípios, mais perto da população, sejam residentes da Região Metropolitana do Recife (RMR) ou do Interior do Estado. É fundamental que as pessoas possam ser testadas no seu território, mais próximos às suas casas e seus trabalhos. A ideia é que os testes cheguem até a população e sejam aplicados em locais de grande circulação”, comenta o secretário estadual de Saúde, André Longo.
Atualmente, sob gestão estadual, Pernambuco conta com as unidades do Centro de Formação de Servidores e Empregados Públicos do Estado (Cefospe), no bairro da Boa Vista; do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira; e da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), na Várzea. Este último exclusivo para os profissionais da educação e seus contatos no ambiente domiciliar e laboral. No Cefospe e na sede da SEE, o atendimento é agendado pelo aplicativo Atende em Casa (app para sistema Android ou pelo www.atendeemcasa.pe.gov.br). Já o Geraldão atende de forma espontânea, todos os dias, das 8h às 17h.
“Em maio deste ano, pico da pandemia do novo coronavírus no Estado, chegamos a realizar no 9.610 testes RT-PCR no Cecon, indicado para pessoas sintomáticas ou seus contactantes, pois o exame detecta o vírus no período em que está ativo no organismo. Neste mês de outubro, por exemplo, foram realizados apenas 382 exames deste tipo, indicando que a testagem em pessoas com sintomas sugestivos da doença está cada vez menor. Notamos, ainda, que com a flexibilização do Plano de Convivência, a retomada das atividades e o estímulo à testagem em massa, as pessoas assintomáticas estão procurando cada vez mais os serviços, especialmente porque o teste negativo está sendo solicitado para acesso a eventos, festas ou confraternizações. Não podemos esquecer que o Centro de Convenções de Pernambuco continua recebendo em seus eventos vans itinerantes para a realização dos testes na população, como ocorreu na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco e no Agrinordeste”, frisa a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da SES-PE, Fernanda Tavares.
Além da testagem itinerante e das ações nos estádios de futebol nos dias de jogos, o Programa TestaPE conta também com dois postos fixos em pleno funcionamento para testagem da população em locais estratégicos: no Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre (exclusivo para passageiros e funcionários na área de desembarque do terminal aeroviário).