fbpx

Marília Arraes preside solenidade de entrega do Prêmio Nise da Silveira na Câmara dos Deputados

A deputada federal Marília Arraes (PT-PE) presidiu a sessão de entrega do Prêmio Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental, realizada na manhã desta quarta-feira (20), na Câmara dos Deputados.

A solenidade, que nesta edição teve o formato virtual, é promovida pela Segunda-Secretaria da Casa e tem o objetivo de valorizar o trabalho de instituições e profissionais que defendam o respeito à pessoas em sofrimento psíquico e em situação de vulnerabilidade. “É uma grande satisfação para a Segunda Secretaria e para mim, como segunda secretária, parlamentar e cidadã, promover mais essa edição do Prêmio Nise da Silveira”, afirma Marília.

Um dos homenageados deste ano foi o psiquiatra e psicanalista Evaldo Melo de Oliveira, indicado por Marília para receber a premiação. “Desde muito cedo eu convivi com a luta para garantir o atendimento humanizado e integral à saúde mental. Meu avó materno, Zaldo Rocha, era psiquiatra e professor de Psiquiatria na Universidade Federal de Pernambuco e um dos principais ativistas nessa área. Portanto, ter a oportunidade de homenagear profissionais e instituições que atuam com tanta dedicação neste mesmo campo é, para mim, motivo de muita honra e alegria”.

Os premiados deste ano foram:

  • Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes (RN): entidade beneficente cuja missão é ofertar atendimento a dependentes químicos mediante internação hospitalar no momento da crise aguda;
  • Associação de Pessoas com Transtornos Mentais, seus familiares, cuidadores e pessoas interessadas em saúde mental do Piauí- Âncora;
  • Evaldo Melo de Oliveira: Psiquiatra e psicanalista pernambucano
  • Hospital Mahatma Gandhi (SP): atende pacientes acometidos de problemas mentais provenientes de municípios da região;
  • Rostan Silvestre da Silva (AL): psiquiatra conhecido pela atenção ao paciente em seus atendimentos e pela dedicação na psiquiatra, psicoterapia individual e de grupo.

Deixe seu comentário