Até então, sem nenhum fato novo nas construções das candidaturas à presidência da República para 2022, Bolsonaro (sem partido) e Lula (PT) vislumbravam com folga a tão sonhada polarização, onde ambos ganham na disputa das narrativas e no enfrentamento retórico, condicionando o eleitorado brasileiro a um jogo acirrado e radical.
Na tão sonhada terceira via, que pode oxigenar a disputa e provocar um debate mais amplo, até então não havia surgido nenhum nome capaz de enfrentar o lulismo e bolsonarismo. Romper essas grandes bolhas é o desafio e nas pesquisas o único nome capaz de aglutinar intenção de votos fora desse eixo em um cenário de primeiro turno é o do ex-juiz Sergio Moro.
Agora em Setembro, Moro esteve no Brasil e teve encontros com a cúpula do partido Podemos, além de se reunir com o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM) e com líderes do MBL (Movimento Brasil Livre). Segundo o Podemos, as negociações estão perto de obter êxito, o único empecilho para sacramentar a filiação de Moro é o tempo de desligamento da consultoria que o ex-ministro da Justiça cumpre nos Estados Unidos.
Com Moro no circuito, algumas narrativas como a do voto válido anti-Petista que apontava Bolsonaro como o único capaz de derrotar o PT, propagado para sustentar a polarização entre Bolsonaro e Lula, cai por terra e acende o sinal amarelo de preocupação no bolsonarismo, que somados com a baixa popularidade do presidente podem significar fuga do eleitorado para a terceira via e a captação dos indecisos.
Do outro lado, a esquerda também perde, pois o protagonismo do #ForaBolsonaro ganha novos atores principais, Ciro (PDT) tentou até agora arrancar gordura eleitoral de Lula (PT), mas não consegue transpassar a bolha da esquerda e dialogar com a direita. Com a chegada de Moro, tende a despertar um discurso mais raivoso do PT, que acredita ser Moro parte de um suposto “golpe” para tirar Dilma da presidência e prender Lula. Discurso esse, insuficiente para deter o ex-magistrado de abocanhar uma parcela considerável do eleitorado.
Se conquistar a confiança do mercado financeiro e de alguns atores políticos, Sérgio Moro será um forte oponente no circuito político provocando então um verdadeiro curto-circuito no jogo eleitoral, obrigando desde já os marqueteiros e analistas políticos a reverem suas estratégias. Um novo jogador de peso não pode ser subestimado.
Datena pré-candidato à Presidência
O apresentador e jornalista José Luiz Datena declarou ao vivo que irá deixar a Rede Bandeirantes, onde comanda o programa policial Brasil Urgente, para disputar a Presidência da República. Datena é filiado ao PSL e possivelmente poderá disputar a presidência pelo novo partido União Brasil, oriundo da fusão do PSL com o DEM. Para ser candidato à presidência não depende apenas dele, mas de uma legenda partidária. Sabendo desses percalços, o apresentador não descarta ser candidato ao Senado Federal no estado de São Paulo. O que ficou claro é que ele deseja fazer parte da política mais do que outras vezes.
Governador anuncia novas convocações na Segurança Pública
O governador Paulo Câmara assinou, na tarde desta quarta-feira (13.10), autorização para 152 novas convocações nos concursos vigentes da Secretaria de Defesa Social (SDS). Com isso, todos os classificados nos certames para as polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros serão chamados. Com as 1.925 convocações já anteriormente anunciadas para as quatro operativas, Pernambuco terá o acréscimo de 2.077 novos profissionais até junho de 2022.
Fernando Rodolfo ganha reforço em Caruaru
O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) anunciou em suas redes sociais o ingresso do vereador de Caruaru, Filipe José (PTB), que passará a fazer parte de seu grupo político. Vereador de primeiro mandato, Filipe é uma liderança política da zona rural de Caruaru e vem reforçar o grupo do deputado que já conta com o ex-vereador e articulador político, Diogo Cantarelli.
André de Paula mais próximo do Governo
Nessa última semana o deputado federal André de Paula (PSD) tem se dedicado a cumprir uma extensa agenda no Palácio do Campo das Princesas, aproximando os prefeitos e ex-prefeitos que fazem parte de sua base junto ao governador Paulo Câmara, na busca de destravar demandas de municípios do Sertão, Agreste e até da Região Metropolitana. Entre os prefeitos, está o do município de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, MDBista mas com ligações dos tradicionais Liras de Vitória, município estratégico para a base do governador. As articulações rendem a André uma aproximação mais consistente junto ao governador Paulo Câmara.
Oposição faz nova fiscalização
Depois da blitz no Parque 18 de Maio, a oposição da prefeita Raquel Lyra (PSDB), composta pelos vereadores Fagner Fernandes (PDT), Cabo Cardoso (PP) e Perpétua Dantas (PSDB), recebeu denúncias de abandono de ambulâncias e fez uma visita à Central de Transportes da Secretaria de Saúde de Caruaru. A vereadora Perpétua Dantas fez questão de destacar que fazem dois anos que foram entregues 11 ambulâncias e atualmente a gestão atua com 7 ambulâncias. Com a palavra a Secretaria de Saúde para dar sua versão sobre os fatos.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil