O Papanicolau ou preventivo, como é popularmente conhecido, é um exame ginecológico que tem como objetivo detectar alterações e doenças no colo do útero, como inflamações, infecções e câncer. O exame é realizado pelo enfermeiro ou médico e é indicado para mulheres que iniciaram a vida sexual.
O exame é rápido e de baixa complexidade. A maioria das mulheres relatam um pequeno desconforto ou pressão sentida na parte interna vaginal durante a coleta, podendo haver um pequeno sangramento posteriormente. O Papanicolau deve ser realizado anualmente. Na cobertura do exame pelo SUS, o Ministério da Saúde preconiza que, caso o resultado do exame seja negativo por dois anos seguidos, poderá ser realizado a cada três anos. Essa recomendação existe devido à evolução lenta do câncer de colo de útero, permitindo que as lesões pré-cancerígenas e cancerígenas sejam identificadas de forma precoce e o tratamento possa ser iniciado em seguida.
O câncer de Colo do Útero é a terceira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, com exceção do câncer de pele. O principal fator de risco para o desenvolvimento deste tipo de câncer é a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV), infecção sexualmente transmissível mais comum em todo o mundo. A transmissão do HPV ocorre principalmente por via sexual, mas pode ocorrer por qualquer contato direto com a pele ou mucosa infectada.
Sempre costumo falar que o preço da prevenção é mais barato que o do reparo. Quando nos antecedemos quanto a nossa saúde, e buscamos periodicamente acompanhar como estamos, podemos vivenciar intervenções mais simples de tratamentos, pois o rastreamento precoce aumenta significativamente as taxas de cura em diversas situações.
E você, está em dia com seu exame preventivo? Mulher que se ama, se cuida.
Essa foi a nossa coluna Saúde da Mulher de hoje. Me acompanhe no Instagram: @nayara_gsousa, enviando suas dúvidas e sugestões.