A Casa Jornalista José Carlos Florêncio recebeu nesta terça-feira (02), o Secretário de Saúde de Caruaru, Breno Feitoza. Durante a sessão, detalhou e respondeu aos edis como está a vacinação contra a Covid-19 no município, atendendo pedido de requerimento do vereador Lula Torres (PSDB).
Entre os pontos abordados na apresentação do Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, destacam-se a implantação do Disk Vacina para informações e agendamento de pacientes, centralização da imunização no Espaço Cultural Tancredo Neves e implantação de um Drive-Thru no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, ações que já estão sendo realizadas desde o final de janeiro.
Também foi destacado que equipes volantes visitarão em domicílios pacientes que moram em área descoberta e acamados. Além disso, afirmou que pretende-se ampliar o horário e locais de vacinação nos finais de semana e instalar centros de imunização de forma descentralizada em locais estratégicos. “Temos uma parceria com shoppings comerciais e os seus centros de compra, caso mais vacinas sejam disponibilizadas”, pontuou Breno Feitoza.
Na primeira etapa, foram recebidas 2.964 doses da Coronavac. Na segunda, a estimativa será o recebimento de 2.560 doses da AstraZeneca e 566 doses da Coronavac. Ao todo, foram 9.620 doses recebidas e 3.490 doses aplicadas. “Existe uma previsão de receber nos próximos 15 dias mais doses a serem distribuídas aos municípios. Não há ainda um quantitativo, mas a prioridade serão os idosos que não foram na primeira fase de vacinação”, explanou.
Os vereadores Cabo Cardoso (PP), Lula Tôrres (PSDB) e Leonardo Chaves (PSDB) questionaram o Secretário sobre como será a operacionalização na zona rural da cidade. “O Disk Vacina foi distribuído para todo o município, mas os moradores da zona rural serão acompanhados pelas Equipes de Saúde da Família. Os idosos dessa região serão imunizados nos seus domicílios. Cada unidade vai dizer, detalhar, qual será a estratégia de vacinação. Se for necessário, realizaremos a imunização individual em cada região”, ressaltou o Secretário de saúde.
Ao ser questionado sobre os números da pandemia em Caruaru pelo parlamentar Fagner Fernandes (PDT), Breno Feitoza destacou que, a partir da próxima semana, irá enviar um banco de dados trazendo, por exemplo, números referentes a testes realizados e taxa de ocupação de leitos. “Realizamos até o dia 1 de fevereiro, 48.164 testes. Destes, 15.130 testes foram positivos e 704 testes estão em investigação. 447 pessoas foram a óbito, no qual 58% são do sexo masculino e 42% do sexo feminino. A faixa etária mais atingida são os idosos de 70 a 88 anos”, detalhou.
Os vereadores Ricardo Liberato (PSDB) e Perpétua Dantas (PSDB) perguntaram como será a volta das cirurgias eletivas. De acordo com o titular da pasta, foi montado um plano de operacionalização em unidades de saúde como a Casa de Saúde do Bom Jesus para se adequarem às normas sanitárias, mas que, gradativamente, os números de procedimentos cirúrgicos estão aumentando.