fbpx

ANÁLISE DA SEMANA – Aceno de peso ao projeto de André de Paula

O gesto de visita do senador Jarbas Vasconcelos (MDB) ao deputado federal André de Paula (PSD) é visto como um forte apoio ao projeto do deputado em ser senador.

O blog já havia entrevistado o deputado assim que havia sido eleito segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, e na fala de André sempre ficou claro o desejo em disputar uma eleição majoritária ao Senado.

A forma amigável como tem acenado para os diversos atores da Frente Popular de Pernambuco em suas redes sociais, o afastamento de pautas conflituosas que atrelem seu nome aos embates ideológicos do Planalto e a carta branca do presidente nacional do PSD para articular em Pernambuco, dão a André de Paula cacife para a disputa. E deixam a chapa do Palácio não tão extremada à esquerda.

O encontro com Jarbas revive a memória de uma aliança exitosa que levou o senador ao Governo de Pernambuco em 1998, entre o então PFL de André e o MDB de Jarbas. Afasta ainda a hipótese do MDB marchar independente da Frente Popular.

Jarbas tem um modo discreto de se posicionar, normalmente acena para onde é necessário acenar, dono de um espólio de votos considerável, suas decisões possuem peso relevante no campo governista. Por isso, a reunião não é vista como uma simples conversa, mas como um aceno de peso ao projeto de André de Paula.

Família Coelho circulando em Pernambuco

Durante a semana a Família Coelho esteve circulando pelo estado, um dos pontos de visita foi o presidente estadual do DEM, Mendonça Filho. O ex-ministro da Educação fez questão de deixar o caminho aberto para os Coelhos disputar nas chapas proporcionais, mas não garantiu a legenda para a disputa de Miguel Coelho à disputa majoritária.

Em Caruaru, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) recebeu a Família Coelho, mas manteve neutralidade do debate, deixando a entender que a eleição de Miguel Coelho ao governo do estado ainda não é uma prioridade a ser debatida agora. Enquanto Raquel acredita que esse debate só deva ocorrer em 2022, Miguel Coelho (MDB) defende que a decisão deva acontecer agora para poder se planejar e construir estratégias que poderão interromper a hegemonia do PSB. Enquanto isso, ambos vão construindo a viabilização dos seus nomes, e não fica descartada duas candidaturas ao governo de Pernambuco.

Senador Ciro Nogueira toma posse como Ministro da Casa Civil

Envolto a muita polêmica sob a pecha de corrupção e toma lá da cá, o senador e presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira tomou posse essa semana como Ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro. O presidente destacou a dança das cadeiras nos ministérios para acomodar Ciro, como uma forma de acenar para o Congresso, especificamente para o Senado Federal, que tem sido fonte de insatisfação política do governo, provocando uma sangria do Planalto na CPI da Covid-19. A posse foi prestigiada pela executiva do Progressistas de Pernambuco. Marcaram presença além dos deputados federais Eduardo da Fonte e Fernando Monteiro, os deputados estaduais Romero Albuquerque e Cleiton Collins, além da vereadora do Recife, Andreza Albuquerque e do presidente da Juventude Progressistas, Lula da Fonte.

Movimento pelo Ramal da Transnordestina em Pernambuco

Encabeçado pelos líderes da bancada federal de Pernambuco na Câmara dos Deputados, Wolney Queiroz (PDT) e Augusto Coutinho (Solidariedade), o movimento visa a defesa da permanência do Ramal de Suape no projeto da Ferrovia Transnordestina. O movimento ganhou apoio essa semana do governador Paulo Câmara e de boa parte dos deputados da bancada, que alegam a falta de prioridade do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) saiu em defesa do ministro, dizendo que o Ceará, destino do outro ramal da Transnordestina, ofereceu incentivos para atrair o escoamento da carga pelo Porto de Pecém, e alegou que Suape não se mostrou atrativo. Disse que não houve discriminação política com essa decisão, pois o Ceará é governado pelo PT, oposição ao governo federal. Os parlamentares de Pernambuco irão pressionar o governo Bolsonaro para reverter essa decisão que pode impactar na liderança de Suape no Nordeste.

Câmara Regional do TJPE permanece em Caruaru

A decisão do pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco afastou a possibilidade de desinstalação da Câmara Regional da cidade de Caruaru. A gente começou a semana destacando essa vitória política para a cidade de Caruaru. Durante a semana a prefeita Raquel (PSDB) visitou pessoalmente a Câmara Regional para agradecer, Lessa (PP) e Eriberto (PP) agradeceram e comemoraram na imprensa e o vereador Bruno Lambreta (PSDB) gravou vídeo ao lado do presidente da OAB Caruaru, Fernando Santos Junior, destacando a importância do feito para Caruaru e Pernambuco. A Câmara Regional de Caruaru é a única desse tipo no Brasil e é pioneira no modelo facilitando o acesso à justiça para o interior de Pernambuco.  

Análise da Semana – 25/07/2021 a 31/07/2021

Deixe seu comentário