fbpx

Lutando por respeito e direitos desde 1960. A luta da população LGBTQI+

Vencer o preconceito é um dos desafios lembrados no Dia Internacional Contra a Homofobia e falar sobre o assunto é fundamental nesse processo. O dia 28 de junho é designado como o  Dia Internacional do Orgulho Gay  em todo o mundo. Também conhecido como Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ ou simplesmente Dia do Orgulho Gay, esta data tem o principal objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária em direitos e oportunidades.

28 DE JUNHO DE 1969

No dia 28 de junho de 1969 ocorreu uma invasão ao bar Stonewall Inn em Nova Yorque. Na ocasião, nove policiais invadiram o bar, alegando que o estabelecimento vendia bebidas alcoólicas sem licença  e expulsaram os clientes  os enfileirando em uma parede e os obrigando a mostrar os documentos. A invasão ao Stonewall Inn, no entanto, não foi um fato isolado. Nos 60, era comum que a polícia de Nova York invadisse bares gays e prendesse eles com o pretexto de combater a prostituição na cidade, sendo abordagens violentas e desrespeitosas.

28 DE JUNHO DE 2021

Infelizmente não mudou muito coisa dos anos 60 pra cá. As violências e desrespeitos só crescem a cada dia em nossa sociedade. Aqui em Pernambuco, no Recife,  tivemos  – só nesse mês – 2 casos de violência contra pessoas trans (pelo menos os casos que foram noticiados/denunciados).Notícia que sequer repercutiu tanto quanto a do suposto serial killer, Lázaro.

Uma mulher trans foi queimada no Cais de Santa Rita, na área central do Recife. O crime aconteceu na madrugada dessa quinta-feira (24), por volta das 0h. O crime foi praticado contra uma mulher trans de 40 anos, moradora de rua, que foi queimada viva no centro do Recife, tendo 40% do corpo queimado, o braço amputado, e hoje, em estado grave em decorrência do absurdo e da falta de humanidade de um adolescente que cometeu tal atrocidade.

Uma notícia que nos surpreende por tamanha crueldade  e pelo motivo: TRANSFOBIA! (transfobia é todo e qualquer tipo de preconceito, aversão ou descriminação com pessoas transexuais. Essas atitudes vão desde agressões morais ou psicológicas, até  agressões físicas).

Importante esclarecer que quando se luta contra o preconceito, contra a discriminação e contra violência, É E DEVE SER CONTRA TODO TIPO DE PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO E VIOLÊNCIA, QUE TODA E QUALQUER PESSOA VENHA SOFRER. Não podemos aceitar que os direitos de uma parcela da população sejam desrespeitados, de forma alguma.

O SILÊNCIO DA LEI.

No dia 13 de junho de 2019, o STF (Supremo Tribunal Federal) aprovou a criminalização da homofobia e da transfobia, de acordo com a decisão do STF, enquanto não houver legislação específica, atos de homofobia ou transfobia podem ser tipificados como crimes de racismo. É uma lástima  que ainda não tenhamos uma LEI que regulamente os fatos sociais, as necessidades e os direitos, garantindo assim a segurança da população LGBTQIA+.  Hoje em dia, o Poder Judiciário, vem suprindo o silêncio da lei e garantindo toda a sorte de direitos no âmbito do direito das famílias, direito previdenciário e sucessório, dando assim, lugar as pessoas fazerem jus ao seu direito.

De acordo com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), até maio de 2021, 13 pessoas da população LGBTQIA+ foram vítimas de Crime Violento Letal Intencional (CVLI) no estado, o que corresponde a 0,9% dos 1.429 registros desse tipo de ação criminosa nos cinco primeiros meses. Segundo a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, de janeiro a maio deste ano, o estado registrou 23 denúncias de crimes contra a população LGBTQIA+ e 43 violações, como violência física e psicológica, ameaça e injúria. (Fonte: O Globo).

NOSSO PAPEL COMO SOCIEDADE.

Não sejamos cúmplices de barbaridades, de desrespeitos contra a honra e dignidade de tantas pessoas. A sociedade se constrói (ou deveria) sob a guarida do nosso tão famigerado  art. 5º da Constituição Federal pátria que assim preleciona:

“Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”

Precisamos entender que defender os DIREITOS HUMANOS e a DEMOCRACIA é fundamental enquanto garantia da existência, dignidade, igualdade e emancipação de toda sociedade, seu DEVER é o de RESPEITAR toda e qualquer pessoa.

MAIS RESPEITO, MENOS PRECONCEITO! LUTEMOS POR INCLUSÃO SOCIAL DE TODOS E TODAS,
O DESRESPEITO NÃO PODE SER TOLERADO E NEM ACEITO!

Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como Juiz.
Há apenas um Legislador e Juiz, AQUELE que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo?

Tiago 4:11,12

E você, tem praticado no seu dia a dia o respeito e empatia com todos, ou tem se colocado no papel de Juiz?  Vale a reflexão.

Lorena Benitez

Deixe seu comentário