A Vereadora Perpétua Dantas, apresentou a Indicação de nº 192/2021 que solicita às instituições bancárias, públicas e privadas a realização de estudo de impacto sobre a criação de um novo sistema para fazer o exame de prova de vida de pessoas idosas. A proposição foi apresentada por meio de um atendimento virtual do Gabinete Itinerante a partir de uma situação onde uma idosa de 87 anos relatou ter ficado horas na fila do banco para fazer a prova de vida, ficando assim, exposta à contaminação da Covid-19.
O pedido, trata da criação de uma nova metodologia de atendimento para realizar o exame de prova de vida, para que os idosos não fiquem expostos à contaminação. É necessário ressaltar a proteção das pessoas idosas, respeitando o direito à vida e dignidade aos direitos humanos, consagrado no Estatuto da Pessoa Idosa Lei de nº 10.741/2003. “As instituições bancárias, realizam prova de vida com as pessoas que recebem pensão e aposentadoria, na tentativa de evitar fraudes, contudo, o nosso pedido é que seja reformulada a sua metodologia para resguardar melhor os nossos idosos”, destacou a parlamentar.
O lucro líquido conjunto dos grandes bancos brasileiros no primeiro trimestre de 2021, somou R$ 18,6 bilhões, o que representa uma alta de 35,2% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o levantamento da provedora de informações financeiras, Economatica.
Foto: Diego Figueiredo